Destaque
UFPR divulga datas de inscrição para o vestibular 2023

Após duas edições realizadas em fase única, o vestibular da Universidade Federal do Paraná voltará a ser aplicado em duas fases. As inscrições ocorrerão a partir do dia 18 de julho e vão até 31 de agosto próximos. 

A primeira fase ocorrerá no dia 23 de outubro, sendo composta por uma prova objetiva de 90 questões. Já a segunda fase ocorrerá no dia 4 de dezembro, quando os aprovados na primeira fase irão passar por uma prova de compreensão e produção de texto, formada por três questões discursivas e com temas diversificados. 

 

UFPR descentralizará aplicação das provas

Além das cidades que já recebiam as aplicações de provas como Curitiba, Pontal do Paraná, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina, o processo será realizado também nas cidades de Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá. Outra cidade que sediará o vestibular será a cidade de Joinville, em Santa Catarina, pela primeira vez. 

O objetivo da UFPR com isso, é aproximar a universidade dos candidatos, garantindo a possibilidade de menor deslocamento deles para os locais de aplicação de prova. A ação atende uma demanda de alunos que não residem na região metropolitana de Curitiba. No processo seletivo de 2021/2022, aplicado em fase única em fevereiro deste ano, 75% dos candidatos residiam no Paraná e, destes participantes, 36% eram de cidades fora da região metropolitana de Curitiba. 

Quanto a segunda fase da prova deste ano, os candidatos farão a prova em Curitiba, exceto aos que optarem em concorrer às vagas para as cidades de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.