Depois de mais de um ano, 29 colégios da rede estadual de ensino estão abrindo as portas para os alunos nesta segunda-feira (24) no litoral do Paraná.
Por Maisy Pires
Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Liliana Kffuri, neste primeiro momento apenas Paranaguá, Antonina, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba retornaram com as aulas presenciais. Ela destaca ainda que serão 10 alunos em cada sala e que o retorno é apenas para os alunos que não têm acesso a internet. Os demais continuarão no sistema remoto.
O Núcleo optou por entrar em contato com esses estudantes e não divulgar os colégios que estão atendendo presencialmente. Além disso, Morretes, Matinhos e Guaratuba continuam com as atividades totalmente online.
Liliana informou que funcionários do Núcleo estão visitando os quatro municípios para dar suporte aos professores e pedagogos neste novo desafio.
Medidas de proteção
As instituições de ensino devem seguir um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes. Disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada dos colégios. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.
Autorização dos pais
O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.
Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná na TV aberta, no YouTube, além do kit pedagógico impresso.