×

Cervejas artesanais paranaenses estão entre as melhores do País

O Concurso Brasileiro de Cervejas de 2021, um evento que reuniu mais de 3 mil rótulos brasileiros, premiou cervejas artesanais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram vinte e três cervejas premiadas, de origem paranaense, durante a 9ª edição do concurso que foi realizado em Blumenau, Santa Catarina, no dia […]
Cervejas artesanais paranaenses estão entre as melhores do País – As cervejarias foram premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021, evento que reuniu mais de três mil rótulos brasileiros. O Paraná foi o terceiro colocado em número de medalhas, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. – Curitiba, 26/03/2021 – Foto: Divulgação

O Concurso Brasileiro de Cervejas de 2021, um evento que reuniu mais de 3 mil rótulos brasileiros, premiou cervejas artesanais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foram vinte e três cervejas premiadas, de origem paranaense, durante a 9ª edição do concurso que foi realizado em Blumenau, Santa Catarina, no dia 18 deste mês. A premiação reuniu 467 cervejarias de todo o Brasil em 134 categorias. O Paraná alcançou a terceira colocação em número de medalhas, foram 50 conquistadas. O turismo cervejeiro é uma vertente do turismo gastronômico e a cerveja produzida no Paraná é reconhecida nacionalmente.

O estado de Santa Catarina ficou em primeiro lugar com 64 medalhas e o Rio Grande do Sul em segundo com 53 medalhas. Entre as mais queridas, está a cerveja maturada em barris de madeira envelhecida. As cervejarias paranaenses disputaram contra as gigantes do ramo cervejeiro e venceram grandes marcas, como a Ambev, uma das mais sólidas do setor, e a Heineken uma das grandes marcas reconhecidas mundialmente.

“O turismo gastronômico é um segmento de destaque no Paraná, e o setor cervejeiro está nesse contexto, com premiações e reconhecimento pela qualidade dos produtos”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Na edição de 2021, pequenas cervejarias do interior do Estado ganharam medalhas nas categorias que exigem maior atenção quanto a produção da cerveja. Entre elas estão a Wood and barrel aged, que são as cervejas maturadas em barril de madeira envelhecida, tendência de mercado. A cerveja artesanal Lager Oak – Barba de Serpente, produzida em Foz do Iguaçu alcançou a medalha de prata.

A categoria é uma das mais disputadas no concurso. A cerveja iguaçuense é maturada nos barris de carvalho usados em envelhecimento das cachaças paranaenses Novo Fogo e Porto Morretes, campeãs nacional e internacionalmente. Porto Morretes foi considerada como a melhor do Brasil. As duas são fabricadas em Morretes. Para o secretário Márcio Nunes, “os barris da melhor cachaça do País foram usados para fabricar a cerveja. Um novo roteiro de viagem pode ser traçado entre o Litoral e o extremo Oeste do nosso território pelo turista que busca a qualidade e os sabores exóticos de comida e bebidas”.

 

 

*com informações da AEN-PR

 

 

Nossos Programas