Após o término do prazo de pagamento único e da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano, a Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná divulgou nesta terça-feira que dos 4,1 milhões de proprietários de veículos tributados no Paraná, cerca de 2,31 milhões de veículos (56%) realizaram ao menos uma etapa de pagamento do imposto.
O levantamento também aponta que 1,36 milhão escolheram o pagamento à vista, aproveitando o desconto de 6%. Ao todo, aproximadamente 3,4 milhões de veículos estão sendo beneficiados pela alíquota reduzida de 1,9%.
Para o estado, reflete em um recolhimento de R$ 1,96 bilhão. Desse total, 1,72 bilhão foi quitada à vista. O montante corresponde a 37,2% da estimativa de arrecadação para o exercício, que prevê o lançamento atual de R$ 4,62 bilhões, conforme dados do fisco estadual.
O prazo para o pagamento à vista do IPVA 2026 se encerrou no dia 9 de janeiro. Desde então, os contribuintes têm apenas a opção de pagar o imposto em cinco vezes sem juros.
As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Assim como já aconteceu no exercício 2025, os contribuintes poderão pagar o IPVA 2026 via pix a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.









