Contribuintes na malha fina começam a receber cartas da Receita Federal a partir de hoje (29)

Contribuintes que caíram na malha fina em 2020 começam a receber hoje (29), cartas da Receita Federal. Na correspondência, será solicitado ao contribuinte verificar as pendências no processamento da declaração e fazer as devidas correções. com informações da Agência Brasil/EBC Somente os contribuintes que podem se autorregularizar receberão as cartas. Quem foi intimado ou notificado […]
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

Contribuintes que caíram na malha fina em 2020 começam a receber hoje (29), cartas da Receita Federal. Na correspondência, será solicitado ao contribuinte verificar as pendências no processamento da declaração e fazer as devidas correções.

com informações da Agência Brasil/EBC

Somente os contribuintes que podem se autorregularizar receberão as cartas. Quem foi intimado ou notificado pela Receita Federal para prestar esclarecimentos não receberá a correspondência.
A correção deve ser feita por declaração retificadora, sem a necessidade de comparecimento a algum posto da Receita. Para consultar a situação, o contribuinte pode consultar o extrato da declaração na página da Receita na internet. Basta clicar no menu “Onde Encontro?” e selecionar a opção “Extrato de DIRPF (Meu Imposto de Renda)”, utilizando o código de acesso ou uma conta GOV.BR.

Caso a declaração esteja na malha fina, uma mensagem de pendência aparecerá na tela. A mensagem terá também as orientações de como proceder no caso de erro ou de divergência de informações. Caso a declaração retificadora não seja enviada, o contribuinte será formalmente intimado e estará sujeito a autuação fiscal e a cobrança de multas.

Após receber a intimação, não será possível corrigir a declaração. Qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de pelo menos 75% do imposto não pago pelo contribuinte ou pago em valor menor do que devido.

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasilebc Contribuintes na malha fina começam a receber cartas da Receita Federal a partir de hoje (29)

Nossos Programas