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Devido agravamento da pandemia de Covid-19, algumas agências bancárias terão atendimento presencial reduzido

A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), publicou nesta semana uma nota informando que após uma decisão, visando contribuir com as medidas de prevenção das autoridades sanitárias, os bancos irão dar prioridade ao atendimento por meio dos canais digitais nas localidades em que houver antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social. Os […]

A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), publicou nesta semana uma nota informando que após uma decisão, visando contribuir com as medidas de prevenção das autoridades sanitárias, os bancos irão dar prioridade ao atendimento por meio dos canais digitais nas localidades em que houver antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social.

Os bancos orientam que os clientes e a população em geral, concentrar ao máximo, as atividades e transações bancárias por meio dos aplicativos de celular e internet, atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, além das salas de autoatendimento das agências e caixas 24h. Na nota, a FEBRABAN ressalta que as datas de vencimento de contas, boletos e tributos serão mantidas. Os bancos, por inciativa própria, não podem alterar as datas devido as condições contratuais firmadas com os emissores dos boletos e as normas de compensação e liquidação bancária reguladas pelo Banco Central. Todas as contas podem ser pagas por canais digitais sem a necessidade de ir até uma agência bancária.

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias, em nota.

A TVCI entrou em contato com assessorias de algumas instituições bancárias para verificar possíveis alterações nos atendimentos aos clientes:

BANRISUL

“A rede de agências do Banrisul permanece atendendo presencialmente no horário normal, mediante agendamento pelo aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o app Banrisul Digital e escolher a opção “Agendamento de Atendimento” que está disponível na primeira tela de acesso em “Outros Serviços”. Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção “Agende seu Atendimento” na página principal do site.”

ITAÚ UNIBANCO

As agências do Itaú Unibanco estão funcionando das 09h às 14h. Os aposentados e pensionistas possuem acesso uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. Para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 14h.

SANTANDER

“O Santander esclarece que tem orientado, em todos os seus canais de contato com clientes, o uso preferencial dos atendimentos digital e telefônico. Trabalhamos com os mais rígidos protocolos de segurança em nossas agências, no entanto, a natureza essencial de nossa atividade nos obriga a ter um contingente mínimo de trabalhadores nos locais. Como medida para reduzir a exposição e proteger nossos funcionários, o atendimento ao público será reduzido até às 14h, todos os dias, e as redes locais fecharão algumas unidades. Além disso, o Santander intensificou o serviço de telemedicina a todos os funcionários e seus familiares.”

Na página do Santander, você encontra todos os detalhes e as agências temporariamente fechadas.

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

A CAIXA esclarece que o horário de funcionamento das unidades é de 8h às 13h. Neste horário, todos os clientes que estão na fila externa recebem fichas que garantem o seu atendimento no mesmo dia. As agências permanecem funcionando até que o último cliente seja atendido. O atendimento presencial no interior das agências segue sendo realizado apenas para serviços essenciais.

 O banco informa ainda que realiza ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências. Entre as principais, é possível citar a contratação adicional de vigilantes e recepcionistas, a sinalização/delimitação do piso externo da agência, além de empregados que auxiliam na organização do atendimento, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas. A CAIXA ressalta ainda que mantém contato com as prefeituras para implementação de ações que garantam a segurança e saúde da população.

 Como forma de facilitar o acesso aos serviços, a CAIXA orienta o uso dos aplicativos disponíveis (CAIXA Tem, FGTS, Habitação CAIXA, Internet Banking).

BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil informa que, a partir desta sexta, 26, suas agências passam a operar das 10h às 14h, seguindo determinação da Febraban, para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus. Em algumas praças, o atendimento começara mais cedo, às 9h, exclusivamente para idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e pagamento de benefícios do INSS.

Os novos horários não se aplicam às unidades localizadas em shoppings, órgãos públicos, aeroportos ou universidades. Nesses casos, será obedecido o horário do estabelecimento, com o atendimento mínimo de 4 horas. O cliente que tiver dúvidas pode consultar o horário de abertura da sua agência pelo Whatsapp do BB (61 4004-0001).

Importante reforçar que o Banco permanece disponível 24h pelos canais digitais e que as instituições financeiras têm recomendado fortemente aos seus clientes que, durante o período da pandemia, busquem atendimento por esses canais. O atendimento remoto no BB pode ser acessado por meio de suas diversas soluções digitais, como o Aplicativo BB (smartphone) e o portal do BB na internet (bb.com.br), além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn).

Segurança

O BB tem atuado para prover suporte aos clientes com seriedade, rapidez e segurança diante do cenário de incertezas trazido pela crise da covid-19, decretada em março de 2020. Desde então, as dependências adotam o atendimento contingenciado para casos essenciais e com horário reduzido. Assim, segue as recomendações e os protocolos estabelecidos e obedece às decisões das autoridades públicas competentes, considerando os diferentes estágios da situação nos municípios do Brasil.

Durante todo esse período, as agências do BB têm realizado triagem para o acesso às salas de autoatendimento ou ao seu interior, com a autorização de acesso limitada à capacidade do espaço disponível em cada unidade e de forma a garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa recomendado pelo Ministério da Saúde e por decretos locais. Nas unidades, também é feita a medição de temperatura e disponibilizado álcool em gel para clientes e usuários.

Desde o início da pandemia, algumas unidades sofreram redução no quadro de funcionários para o atendimento presencial, por se enquadrarem ou coabitarem com pessoas do grupo de risco. Hoje, o BB adota o home office para cerca de 35% de seu quadro funcional, o que corresponde a aproximadamente 31 mil funcionários.

BB digital

Atendimento via App – Solução completa de atendimento, que possibilita ao cliente realizar, além de consultas, diversas movimentações financeiras, como:

· Pagamentos;
· Transferências;
· Investimentos;
· Recargas de Celular;
· Desbloqueio de Cartão;
· e muito mais.

Atendimento via WhatsApp – Os clientes do Banco do Brasil podem realizar operações bancárias diretamente no aplicativo de mensagens WhatsApp. Estão disponíveis serviços como: pagar contas (boletos e convênios), consultar limite de cartão; saque sem cartão; transferência entre contas correntes do BB; recargas de celular e do Bilhete Único do SP Trans; fatura de cartão de crédito, liberação de cartão e rastreamento de cartão; consulta de saldos e extratos da conta corrente e da poupança, além dos fundos de investimento; consultar código IBAN e SWIFT; renegociação de dívidas e pagamento do IPVA. Para iniciar a operação, basta iniciar uma conversa pelo WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando a operação que deseja executar.

BRADESCO

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