Está caro para abastecer seu carro, ônibus ou o caminhão? Veja como é composto o preço final do combustível

A maior parte do preço da gasolina e do diesel é composta por impostos. A gasolina vendida nos postos de combustíveis é formada por uma mistura de 73% gasolina e 27% de etanol anidro. A maior parte do preço deste tipo de combustível é formada por impostos. Somando o ICMS, PIS, Cofins e Cide somam […]
Petrobras reajusta em 12% o preço da gasolina nas refinarias a partir desta quinta-feira

A maior parte do preço da gasolina e do diesel é composta por impostos.

A gasolina vendida nos postos de combustíveis é formada por uma mistura de 73% gasolina e 27% de etanol anidro. A maior parte do preço deste tipo de combustível é formada por impostos.

Somando o ICMS, PIS, Cofins e Cide somam 42% do valor final do combustível. 8% fica com o revendedor e 34% fica com a refinaria (Petrobras). Entra nessa conta o custo do etanol anidro, misturado na gasolina, que corresponde a 16% do valor final.

cd73ba8b-gasoli Está caro para abastecer seu carro, ônibus ou o caminhão? Veja como é composto o preço final do combustível
Simulação para o preço de R$ 5 por litro de gasolina. Se a imagem não abrir, clique aqui

DIESEL S-10

Ao contrário do que acontece com a gasolina, a maior fatia do preço final do diesel, 53% fica com a Petrobras. Os impostos (ICMS, Cide, PIS e Cofins), correspondem a 22% do preço pago pelo consumidor final. 12% é o valor de lucro para o revendedor e 13% é o custo do biodiesel misturado na composição do combustível.

f9f31530-diesel Está caro para abastecer seu carro, ônibus ou o caminhão? Veja como é composto o preço final do combustível
Simulação para o preço de R$ 4 o litro de diesel. Se a imagem não abrir, clique aqui

Decreto obriga postos a informar composição do preço do combustível ao consumidor

No último dia 23, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que obriga os postos revendedores de combustíveis a informar os preços reais e promocionais aos consumidores. A medida começa a valer 30 dias após a publicação.

O texto do decreto diz que “Os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”.

As informações sobre os tributos devem ser fixados em um painel vísivel e deverá conter:

– O Valor médio regional no produtor ou, se for o caso, no importador.
– O preço de referência para o ICMS, que é uma tributação estadual e que incide sobre mercadorias e serviços, incluindo os combustíveis.
– Valor do PIS/Pasep e da Cofins que são impostos federais, além da Cide, outra contribuição federal que incide sobre a importação e a comercialização do petróleo, gás natural, derivados e álcool etílico combustível.

07c71ccd-ci_c1326_02.00_10_34_18.still022-474x1024 Está caro para abastecer seu carro, ônibus ou o caminhão? Veja como é composto o preço final do combustível
Em um abastecimento com cerca de 42 litros de gasolina com valor de R$ 212,33, R$ 61,58 é tributo estadual e R$ 28,56 é tributo federal

Novo reajuste foi anunciado pela Petrobras nesta segunda-feira (01)

O novo preço dos combustíveis nas refinarias começaram a valer no dia (02/03). Além da gasolina, óleo diesel, o botijão de gás também sofreu reajuste.

Para a gasolina o aumento foi de 4,8%, ou seja, um acréscimo de R$ 0,12 por litro, passando a custar R$ 2,60 nas refinarias. O óleo diesel teve aumento de 5% ou R$ 0,13 por litro, custando R$ 2,71 nas refinarias.

Já o botijão de gás ou Gás Liquefeito (GLP), ficará 5,2% mais caro. O preço nas distribuidoras será de R$ 3,05 por quilo (aumento de R$0,15). Por exemplo, um botijão de 13 kg custará R$ 36,69 (R$ 1,09 mais caro), aos distribuidores.

Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio.

“Importante ressaltar também que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, destaca nota divulgada pela empresa.

*Com informações da Agência Brasil

Nossos Programas