Segundo um levantamento feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) aponta que os investimentos do Governo do Estado do Paraná para a Ponte de Guaratuba já resultaram em um aumento de R$ 368,6 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. O período do levantamento é de 24 meses de obra, entre 2024 e 2025.
De acordo com o estudo, os recursos aplicados pelo governo também geraram uma massa salarial de R$ 143,7 milhões, com 2.153 empregos diretos e indiretos. A Ponte de Guaratuba é uma das obras mais aguardadas da história do Estado e uma das maiores em execução no Estado. Os números mostram a grandeza da obra para a economia paranaense.
A estimativa do Ipardes, calculada a partir do instrumento de planejamento econômico chamado de Matriz Insumo-Produto (MIP), não se limita à medição do impacto sobre o PIB. Ele abrange ainda os efeitos positivos sobre o montante de salários pagos no Estado e o número de empregos que vêm sendo gerados.
Segundo o prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, a ponte já impacta positivamente para a economia. “Mais de 37 edifícios novos estão sendo construídos e, para este ano, haverá novas liberações de alvarás para construções. A cidade, o comércio e o povo vão ganhar um pouco mais de renda, e é isso que a gente precisa. Esse incremento no PIB do Paraná em função do investimento que está sendo feito aqui beneficia Guaratuba, o Litoral e todo o Paraná”, destacou.


Foto: Felipe Henschel/AEN 






