Por Lua Beatriz
Os lugares mais altos do pódio foram liderados por duas mulheres, que representaram Paranaguá na capital carioca
Recentemente atletas da academia OCSJJ de Paranaguá, sob os comandos do treinador Ocimar da Costa Santos estiveram no campeonato Sul-americano de Jiu Jitsu, no Rio de Janeiro. Entre eles, estão Beatriz Maria, Lauriane Mendes e Aymeê Xavier.
Beatriz, que é faixa marrom se consagrou campeã sul-americana e relata que a vitória é fruto de um trabalho em conjunto com a sua equipe, demonstrando a união do time competidor. “ O trabalho devolve, nós estamos nessa rotina a meses, treinando todos os dias, temos o time competidor, com preparação física e nosso treinador Ocimar”, relatou.
Em entrevista a repórter Ana Zampier, Beatriz esclarece, ainda, que a arte suave é acessível a todas as pessoas. “ O Jiu Jitsu é um esporte para todos, não tem tipo físico para praticá-lo. Aqui é um ambiente de socialização, você faz amigos, você tem parceiros, pessoas que te ajudam no dia a dia” Acrescenta a atleta.
“Meu objetivo é ajudar as meninas e fazer com que elas sejam campeãs também ” Conta Lauriane Mendes, vice-campeã sul-americana na faixa preta e praticante do esporte desde 2002. Laury – como é carinhosamente chamada – possui uma extensa bagagem de importantes títulos como competidora, e administra a academia OCSJJ, juntamente com seu companheiro e professor Ocimar Costa, também faixa preta. O casal coleciona muito afeto pelo trabalho e fazem do esporte um meio de vida, cultivando muitos alunos que deixam clara a admiração.
Esporte X Saúde
Os benefícios da arte marcial vão além do corpóreo, e podem ser um agente de bem-estar emocional aos praticantes. Entre as vantagens estão o exercício do foco, disciplina e determinação.
Segundo estudos, o Jiu Jitsu pode contribuir com a liberação de endorfina e adrenalina, que são os principais hormônios responsáveis pela diminuição do estresse.
“Me ajudou a melhorar como pessoa e como ser humano. Sempre convido as pessoas: Vamos para o Jiu Jitsu!”, conclui Beatriz.