SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Santos e Grêmio são os times brasileiros com mais títulos da Libertadores, ao lado do São Paulo, cada um com três conquistas. Nesta quarta-feira (16), as duas equipes voltam a se enfrentar pelas quartas de final da Libertadores, às 19h15, na Vila Belmiro, para definir quem segue na briga pelo quarto caneco da competição continental.
Quem avançar no duelo vai encarar o vencedor do confronto entre Racing e Boca Juniors –nesta quarta, as equipes argentinas fazem a partida de ida, às 21h30, no estádio Presidente Perón. A volta será no dia 23, em La Bombonera.
Além de decidir a vaga nas semifinais em casa, os paulistas têm ligeira vantagem. Em Porto Alegre, houve empate no jogo de ida, por 1 a 1. O resultado permite ao time santista segurar uma nova igualdade, mas por 0 a 0, para ficar com a vaga pelo critério do gol marcado como visitante.
Faz oito anos desde a última vez em que o Santos chegou às semifinais da competição continental e perdeu para o Corinthians. Aconteceu em 2012, um ano após ter conquistado o título do torneio, sob o comando de Muricy Ramalho.
Nos últimos quatro anos, o Grêmio viveu um raro período de estabilidade com o técnico Renato Gaúcho que levou o time à conquista de seis títulos, incluindo a Libertadores de 2017.
Nesse mesmo período, seis treinadores diferentes passaram pelo comando do Santos, que não levanta um troféu desde o Paulista de 2016.
Na Libertadores, nenhum dos dez técnicos que sucederam Muricy conseguiu levar o time além das quartas de final, fase em que foi eliminado em 2017. Na temporada seguinte, a queda ocorreu nas oitavas.
Na era Renato Gaúcho, o Grêmio alcançou três semifinais continentais. Neste ano, o time tricolor chegou a rondar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas, invicto há dez rodadas, conseguiu se recuperar e aparece na sexta colocação. E ainda está vivo na Libertadores e na Copa do Brasil.
Para superar o Grêmio de Renato, Cuca terá de se virar sem Diego Pituca, Luiz Felipe, Soteldo, Sánchez e Raniel, mas contará com Marinho e Kaio Jorge.
SANTOS
John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Sandry e Alison (Jean Mota); Marinho, Lucas Braga e Kaio Jorge. T.: Cuca
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Luiz Fernando, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. T.: Renato Gaúcho
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (GO)
Horário: 19h15 (de Brasília) desta quarta-feira (16)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
VAR: Nicolás Gallo (COL)
Transmissão: Fox Sports e Conmebol TV