SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)
Botafogo e Flamengo se enfrentam neste sábado (5), às 17h, no Engenhão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O torneio é a última cartada do time rubro-negro, que foi eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores nas últimas semanas.
Os arquirrivais entram em campo com objetivos bem diferentes. Enquanto o Alvinegro busca acabar com o jejum de vitórias e reagir na luta para sair da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro quer deixar a eliminação na Libertadores para trás e mira a briga pela ponta da tabela.
O Botafogo tem 20 pontos e se encontra na penúltima colocação. A equipe teria a estreia do técnico Eduardo Barroca, mas ele teve teste positivo para Covid-19 e deixará a tarefa para um auxiliar. Já o Flamengo tem 39 e está na terceira posição, atrás de Atlético-MG, com 42, e São Paulo, com 44. No turno, os rivais empataram por 1 a 1 no Maracanã.
O Flamengo tem como principal meta apagar a eliminação na Libertadores. Na terça-feira passada (1º), a equipe perdeu para o Racing, da Argentina, nos pênaltis no Maracanã, caiu nas oitavas de final e perdeu a chance de conquistar o bicampeonato.
Para o confronto, o atacante Gabigol deve ser desfalque. Apenas uma mudança de quadro muito improvável fará com que ele seja relacionado. O artilheiro segue fazendo trabalhos no campo e na academia, mas ainda não recebeu sinal verde para voltar. A tendência é que ele esteja em condições para o jogo contra o Santos na próxima semana.
Sem o camisa 9, o mais provável é que o técnico Rogério Ceni escale Pedro desde o início. Na eliminação para o Racing (ARG), ele estava apto a atuar por apenas 30 minutos.
Sem outros problemas de ordem médica, Ceni avalia quem escalar ao lado de Rodrigo Caio. Com Léo Pereira e Gustavo Henrique em baixa, o jovem Natan pode receber sua primeira chance com o técnico.
O Botafogo não terá o lateral-direito Kevin e o zagueiro Kanu, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. O goleiro Gatito Fernández permanece em recuperação de um edema ósseo no joelho direito.
BOTAFOGO
Diego Cavalieri, Marcinho, Rafael Forster, Marcelo Benevenuto, Victor Luis. José Welison, Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazário; Rhuan, Pedro Raul. T.: Felipe Lucena
FLAMENGO
Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Natan, Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique, Pedro. T.: Rogério Ceni
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 17h deste sábado
Juiz: Anderson Daronco (RS)