Três campeonatos vão movimentar o litoral paranaense neste fim de semana (24 e 25). Eles integram os Jogos de Aventura e Natureza e também a programação do Verão Maior Paraná, promovidos pelo Governo do Estado. A programação começa no sábado com o Torneio Interclubes de Caiaque, em Antonina, e o 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, em Matinhos. No domingo, Guaratuba recebe a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas.
A 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas tem 450 atletas já confirmados, além de 30 árbitros capacitados. O evento, que acontece na Praia Central de Guaratuba, tem entre seus objetivos marcar o cenário da natação em águas abertas no Sul do País.
Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, é dividido em quatro categorias, que iniciam nos seguintes horários: 5.000 metros, às 7h; 400 metros (Iniciante e PCD), às 9h30; 1.500 metros (Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior), às 10h10; e 750 metros (Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior, PCD), às 11h30.
Matinhos recebe a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, no sábado e no domingo, no Balneário de Gaivotas. A competição contará com a mais de 120 atletas de diversas categorias, como Sub 12, Sub 14, Sub 14 Feminino, Sub 16, Sub 16 Feminino, Sub 18, Universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open Feminino e Open. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, em colaboração com a Hurley e da 30 Pés.
Os quatro primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e kits e todos os participantes têm direito à alimentação durante o evento.
Por último, Antonina sediará o Torneio Interclubes de Caiaque 2024. Com o sucesso das edições anteriores, a modalidade retorna aos Jogos de Aventura e Natureza, um evento esportivo em meio às belezas naturais da região. Este ano, a expectativa é de mais de 150 caiaques na prova.
O campeonato conta apenas com a categoria embarcações movidas a propulsão humana e tem como propósito central impulsionar a pesca esportiva, seguindo o princípio do pesque e solte da espécie robalo. Além disso, busca promover o turismo na cidade e disseminar a cultura da modalidade, enfatizando a importância da conservação ambiental.
Desde sua primeira edição, em 2020, o torneio tem se destacado pelo impacto no cenário esportivo do Estado. Naquele ano participaram 165 atletas, marcando o início de uma trajetória de sucesso. Em 2021, mesmo com muitos desafios por conta da pandemia de Covid-19, o evento reuniu cerca de 130 entusiastas, com todas as medidas para garantir a seguranças dos participantes.
“O torneio recebe elogios tanto dos participantes quanto dos moradores e comerciantes locais, consolidando-se como um marco no calendário esportivo do município”, ressalta o presidente da Apapec e organizador do evento, Fabiano Diniz.
O evento contará com diversas atividades para as famílias presentes, especialmente para as crianças, como piscina de bolinha, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce, entre outras.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.