Foto: Arquivo pessoal
A Paralimpíadas teve início no último dia 24 de agosto e o Brasil já está em 7º lugar no Ranking dos países com mais medalhas até o momento. O comitê Paralímpico Brasileiro está na expectativa que o país se mantenha no top 10 do evento, o que acontece desde a edição de Pequim 2008.
Paranaguá também conta com um atleta de alto rendimento, o paratleta Marcelo dos Santos, que representa o país na bocha, classe BC4, que é disputada por pessoas com grau severo de comprometimento físico-motor. O paratleta faz parte da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), desde 2016, sendo treinado pela professora Silmara França que tem expectativa de bons resultados.
O Brasil conta com onze atletas da bocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e estreia na competição no próximo sábado (28), nas disputas individuais das classes BC1, BC2, BC3 e BC4.
Já na estreia, o paratleta Marcelo dos Santos irá enfrentar o seu irmão Eliseu dos Santos, na madrugada de sexta-feira para sábado (28), às 4 horas da manhã aqui no Brasil.
MARCELO DOS SANTOS
Marcelo nasceu com distrofia muscular progressiva. Iniciou na bocha em 2007, por influência do irmão e também atleta da modalidade, Eliseu dos Santos. Competiu oficialmente pela primeira vez em 2009. Principais conquistas: prata nos pares nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; ouro nos pares e bronze no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015; prata nos pares no Mundial da China 2014.
ELISEU DOS SANTOS
Devido a uma distrofia muscular, Eliseu perdeu gradativamente os movimentos dos membros superiores. Na infância, chegou a praticar futebol. Conheceu a bocha aos 29 anos. Principais conquistas: prata nos pares nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; prata nos pares nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; ouro no individual e nos pares nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015; bronze no individual e ouro nos pares nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012; bronze no individual e ouro nos pares nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008.