A construção do Centro da Juventude, localizado no bairro Vila dos Comerciários, em Paranaguá, que estava paralisada há 13 anos, está prestes a ser concluída e deve ser entregue à população em dezembro deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, por meio das redes sociais.
Em janeiro, autoridades estaduais e municipais participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras. O prazo estimado para a conclusão era de aproximadamente 10 meses, com término previsto para o próximo mês.
Segundo o prefeito Marcelo Roque, a expectativa é que o Centro da Juventude seja inaugurado em dezembro. O espaço, destinado a atividades para adolescentes e jovens, também abrigará algumas secretarias municipais, como Assistência Social, Esportes e Trabalho.
A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Social e Família, além do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O investimento é de R$ 6,4 milhões, oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência.
O centro ocupará uma área de 1.961,69 metros quadrados e contará com diversas instalações, como sala de dança, biblioteca, sala de múltiplo uso, laboratório de informática, auditório, vestiários e salas administrativas. Além disso, o projeto prevê a construção de uma quadra de esportes e uma pista de skate, além do aproveitamento da água das chuvas.
O espaço será acessível para jovens de 12 a 17 anos, oferecendo, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. Também visa afastar adolescentes e jovens de situações de risco e vulnerabilidade social, promovendo seu desenvolvimento pessoal, profissional e político.
O Centro da Juventude de Paranaguá proporcionará não só programas educacionais, mas também será um ponto de inclusão social, promovendo um local de encontro e interação entre os jovens.
Com informações da AEN.