Projeto social “Meninos da Vila” incentiva crianças carentes a praticarem esporte no tempo livre em Paranaguá

Há nove meses o projeto social “Meninos da Vila” tem sido um sucesso entre as crianças que moram no bairro Beira Rio, em Paranaguá. Com pouco recurso e muito futebol, os pequenos atletas aproveitam o tempo livre para se dedicar ao esporte e aprender regras básicas de convívio.

O idealizador do projeto, Cristakis de Freitas, conta que tudo começou com uma notícia de vandalismo no parque da Vila Guarani e com o índice alto de criminalidade na região. “Começamos com uma brincadeira e quando fui ver já tinha mais de 40 crianças envolvidas. É tudo em prol deles, para tirar da rua, da droga, da criminalidade”, explicou.

Atualmente o projeto envolve aproximadamente 60 crianças de diversos bairros.

O “Treino do Pico”, como também é conhecido, atrai crianças e adolescentes de diversos bairros carentes da cidade, inclusive, dos municípios de Morretes e Antonina. Recentemente, dois atletas que participavam do projeto foram selecionados para integrar as equipes da Escola Coxa de Futebol, em Curitiba, e da Apaf, em Paranaguá.

O primeiro integrante da equipe a ser selecionado por uma escola de futebol foi Kaiê Miguel, de 13 anos, que no próximo mês disputa o campeonato estadual.

Kaiê foi selecionado em uma “peneira” realizada pela Apaf.

Outro destaque é Adre Ricardo, de 17 anos, que conheceu o projeto por meio das redes sociais e que a partir disso foi recebido de braços aberto e teve novas oportunidades, “os recrutadores de Curitiba entraram em contato comigo falando que tinham visto um vídeo meu treinando e que tinham uma vaga para a peneira. Corri atrás, acreditei e se não fosse pelos “Meninos da Vila” metade disso não teria acontecido”, finalizou.

Cristakis relatou que o projeto não recebe apoio de nenhuma entidade e que acontece de forma independente. “As doações são realizadas pela população que passa pelos treinos e deixam pão, refrigerante, alguma comida. E é muito importante esse apoio, porque muitas vezes as crianças vem para o treino sem comer nada, com dor no estômago por não ter alimento em casa”, disse.

Todo o trabalho pode ser acompanhado pelo Youtube, Meninos da Vila, ou pelo Instragram.

Os treinos acontecem diariamente nos campos da Vila Guarani e do Beira Rio.

8 comentários sobre “Projeto social “Meninos da Vila” incentiva crianças carentes a praticarem esporte no tempo livre em Paranaguá

  1. Esse projeto é maravilhoso como é bom tirar as crianças da rua.Assim eles aprendem o futebol e ser uma pessoa boa e com caráter!Deus abençoe muito,parabéns a todos,parabéns ao projeto maravilhoso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.