O Botafogo enfrenta o Athletico-PR nesta quarta-feira (6), às 19h15, no Engenhão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Correndo risco de cair para a lanterna, o time carioca precisa iniciar um sonhado embalo para escapar do rebaixamento para a segunda divisão.
Com 23 pontos, o Botafogo ocupa a 19ª colocação e está cinco pontos atrás do Bahia, que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Além de lutar contra a tabela de classificação, o Alvinegro ainda desafia o retrospecto recente. Nas últimas 12 partidas, conquistou uma vitória, empatou duas vezes e sofreu nove derrotas.
Na última partida antes da virada do ano, o Botafogo foi derrotado em casa pelo Corinthians por 2 a 0. E caso volte a tropeçar, pode ainda ser ultrapassado pelo Coritiba. O time paranaense é o atual lanterna, com 21 pontos, e tem o Goiás, em casa, pela frente na rodada.
Para o duelo contra o Athletico-PR, o técnico Eduardo Barroca já não contará com o meio-campista Honda. O atleta japonês, que não justificou em campo a expectativa pelo seu futebol, pediu a rescisão contratual. Cícero e Bruno Nazário serão os responsáveis pela criação, enquanto Pedro Raul e Kalou atuarão no ataque.
O Athletico-PR vive situação mais cômoda. Depois de passar boa parte do campeonato na zona da degola, a equipe rubro-negra venceu suas duas últimas partidas -contra RB Bragantino e Vasco- e se distanciou das últimas colocações. O time de Paulo Autuori soma 34 pontos.
Para o duelo no Rio de Janeiro, Autuori não tem grandes problemas. Erick está contundido e nem foi relacionado para encarar o Botafogo. Com isso, Jonathan está escalado na lateral direita, enquanto Christian atuará ao lado de Richard na proteção à defesa.
BOTAFOGO
Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu, Victor Luís; Zé Welison, Caio Alexandre, Cícero, Bruno Nazário; Pedro Raul, Kalou. T.: Eduardo Barroca
ATHLETICO-PR
Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner; Richard, Christian, Léo Cittadini, Nikão; Carlos Eduardo, Renato Kayzer. T.: Paulo Autuori
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h15 desta quarta-feira
Juiz: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)