×

Cachorro com sinais de maus-tratos é encontrado morto em Guaratuba e tutor é detido

Animal estava sem vida e com o rosto queimado, quando foi encontrado em meio a um amontoado de entulhos.
Foto: Polícia Militar

Após denúncia de moradores do balneário Coroados, em Guaratuba, um representante do projeto Paraná Contra Maus Tratos — iniciativa voltada à proteção animal — e uma equipe da Polícia Militar foram até a Avenida São José do Boa Vista para apurar as acusações contra o tutor, um homem de 62 anos.

A produção da TVCI conversou com Thyago Garrido, protetor de animais que atuou no resgate. De acordo com ele, a denúncia recebida na rede social indicava que a Secretaria de Meio Ambiente já havia ido ao local para verificar a situação em que os animais viviam, mas não confirmou a condição de maus-tratos. Por isso, ele resolveu ir pessoalmente ao endereço e acionou a Polícia Militar para prestar apoio. No local, os agentes encontraram um animal morto e outros três cães negligenciados.

A residência, descrita pela PM como um local insalubre, abrigava cães visivelmente mal alimentados. Já na frente do imóvel, em meio a entulhos acumulados, foi encontrado o animal sem vida, com queimaduras no rosto. De acordo com o boletim de ocorrência, no quintal havia um amontoado de entulho queimado.

O morador estava alterado e teria xingado os policiais e a equipe de proteção animal. Durante a tentativa de diálogo, ele avançou contra os agentes, que precisaram utilizar técnicas de mobilização para contê-lo. O homem foi conduzido para atendimento médico e, posteriormente, encaminhado à delegacia.

Os outros três cães resgatados na casa foram levados para atendimento veterinário, onde receberam cuidados. Ainda segundo o responsável pelo resgate, um cachorro apresentava fratura em uma pata, outro estava com sinais de desnutrição e o terceiro, por viver mais tempo na rua sob cuidados de vizinhos, não apresentava indícios de maus-tratos.

Os animais devem permanecer em um lar temporário até que sejam adotados por tutores novos e responsáveis.

A prefeitura de Guaratuba foi questionada sobre a suposta visita ao imóvel, e informou por meio de nota que:

“Recebeu, às 12h59 do dia 03/07, uma denúncia de suposto caso de maus-tratos a animais no bairro Coroados. Às 13h42, a denúncia foi encaminhada à equipe de fiscalização, que chegou ao local indicado às 14h01.

No endereço, foram avistados dois cães na rua, que correram para dentro do imóvel ao perceberem a presença da equipe, o portão da residência encontrava-se aberto. Na área externa, em frente ao imóvel, foi encontrado um terceiro cão, já morto e em avançado estado de decomposição.

A equipe chamou pelo morador, mas não obteve resposta. Os dois cães aparentavam estar ativos e permaneceram no interior da residência. Diante da situação, a SMMA solicitou a retirada do animal morto.”

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página