Caminhoneiros de Guaratuba realizam desde a sexta-feira (09) uma manifestação no ferry boat em razão da recente proibição do tráfego de caminhões com mais de 3 eixos na Baía de Guaratuba. Nesta segunda-feira (12), os trabalhadores ameaçaram bloquear a travessia de Matinhos sentido Guaratuba.
De acordo com os trabalhadores, “a proibição da travessia de caminhões com mais de três eixos ou superiores a 14 metros na Baía de Guaratuba, imposta pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), tem gerado consideráveis dificuldades para os caminhoneiros que dependem dessa rota para realizar suas atividades” disse o requerimento da categoria.
O documento aponta ainda que os caminhoneiros têm enfrentado sérios obstáculos, como a necessidade de aguardar por longos períodos em locais muitas vezes inadequados para o estacionamento seguro de seus veículos, sem acesso a infraestrutura básica, como áreas de descanso, alimentação e segurança.
Além da limitação de horários, os manifestantes também reclamam da falta estrutura apropriada para suportar a demanda de caminhões, que impacta diretamente na produtividade dos caminhoneiros, gerando perdas financeiras e aumentando o desgaste físico e psicológico dos profissionais. A proibição também levanta questões sobre a segurança das vias adjacentes, onde caminhões frequentemente são obrigados a esperar em acostamentos, expondo-se a riscos adicionais.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), caminhões acima de três eixos só podem realizar a travessia das 00h às 06 da manhã