×

Ponte de Guaratuba atinge 88% de execução após conclusão das estacas

As últimas estacas que faltavam estavam localizadas no lado de Matinhos e foram finalizadas em dezembro, junto com os blocos de fundação.
Foto: Felipe Henschel/AEN

A Ponte de Guaratuba fechou o ano de 2025 com uma marca histórica, 88% de execução da obra mais aguardada do litoral, chegando assim a reta final do empreendimento, sendo esperada a entrega para o mês de abril. O boletim técnico indica avanço em todas as frentes de trabalho, o destaque fica para a finalização completa da infraestrutura e progressos expressivos no trecho estaiado.

As obras de infraestrutura da Ponte de Guaratuba foram concluídas. O empreendimento exigiu a execução de 64 estacas. A primeira foi concretada em 17 de maio de 2024, marcando o início da fundação. Em agosto de 2025, foi realizada a última concretagem de estaca no trecho marítimo. As últimas estacas que faltavam estavam localizadas no lado de Matinhos e foram finalizadas em dezembro, junto com os blocos de fundação. Com isso, toda a base estrutural da ponte foi oficialmente concluída.

Na parte da mesoestrutura, responsável pela sustentação das vigas longarinas, 20 travessas já foram concluídas. Restando apenas duas travessas e um pilar para a finalização, estando previsto para este mês de janeiro.

A conclusão fabricação das 160 vigas longarinas pré-moldadas foram feitas em dezembro. Dessas, 128 já foram lançadas sobre as travessas, restando apenas 32 vigas para serem posicionadas no lado de Matinhos nos próximos dias.

O trecho pré-moldado, que possui 20 vãos distribuídos ao longo de 830 metros, ainda conta com quatro vãos pendentes, localizados no lado de Matinhos. Os vãos estão previstos para janeiro em seguida, serão executadas as fases de instalação das pré-lajes, armação e concretagem das lajes do tabuleiro.

No lado de Guaratuba, o trecho pré-moldado foi totalmente concluído em novembro de 2025. A concretagem das lajes do tabuleiro nesse segmento teve início em abril de 2025 e seguiu de forma contínua até a finalização das 16 lajes, que compõem integralmente o trecho pré-moldado deste lado da ponte.

O trecho estaiado, registrou avanços expressivos ao longo do período. Ao final de dezembro, o trecho estaiado atingiu 250 metros concluídos de um total de 320 metros previstos. Os estais, cabos de aço responsáveis pela sustentação da parte central da estrutura, em dezembro o número chegou a 9 pares de estais instalados em cada apoio. Para a conclusão dessa etapa, restam apenas 3 pares de estais em cada mastro, que completarão o sistema estrutural do trecho estaiado.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página