Na manhã deste sábado (31), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, cumpriu agenda em Paranaguá em um evento promovido pela Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa). O encontro, que ocorreu em um hotel da cidade, reuniu prefeitos e representantes de seis dos sete municípios do litoral. Projetos da Itaipu Binacional e do Governo Federal, voltados a investimentos e desenvolvimento regional para cidades, foram apresentados e discutidos na oportunidade.
A reunião foi presidida pelo presidente da Amlipa, o atual prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, e com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, que junto com representantes das cidades do litoral pleitearam recursos para projetos que estejam em conformidade com os requisitos necessários. O diretor-geral destacou a atuação da Itaipu no litoral.
“Desde 2023, quando assumimos a Itaipu Binacional, o presidente Lula determinou que nós passássemos a atender todo o Paraná e não apenas uma região do estado e daí nós fizemos um novo desenho de políticas de inclusão, de desenvolvimento econômico, para cada região. E o litoral é uma área que a Itaipu nunca havia chegado. Então, nós começamos fazendo um grande projeto na comunidade de pescadores, depois fizemos um projeto para cada cidade em parceria com as prefeituras, cada uma pedindo o tipo de investimento que mais precisava, que deu em média R$2 milhões para cada cidade. Logo depois abrimos um novo edital e esse edital começou a atender as necessidades dos movimentos sociais”, contou.
A Itaipu Binacional esteve presente para, além de discutir projetos, também realizar entregas já previstas para as cidades do Litoral. Por parte da ministra Gleisi Hoffmann, foi realizado um balanço das ações do PAC e das entregas do Governo Federal. A ministra destacou os investimentos feitos para o litoral.
“A gente conseguiu bastante equipamentos públicos para o litoral, desde UBS, casas e projetos que são do Governo Federal para o litoral. E fazer esse balanço com os prefeitos e ouvir as reivindicações para esse último ano da gestão do presidente Lula, o que os municípios precisam e como podemos colaborar”, afirmou.
De acordo com a ministra, são mais de 88 milhões de reais já disponibilizados para o litoral do Paraná por meio do PAC. Estes investimentos reforçam a atuação do Governo Federal em disponibilizar recursos para o desenvolvimento das cidades do litoral do estado.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, destacou a importância da reunião e desse apoio aos municípios do litoral.
“Essa reunião entre os prefeitos do litoral serve para tratar de assuntos pertinentes ao Governo Federal e junto com a Itaipu, com isso conseguimos trazer mais recursos e a Itaipu já está fazendo algumas entregas nos municípios. E com esse apoio do Governo Federal é para ficar otimista e trabalhar em cima disto”, destaca.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, também falou sobre os investimentos que vão ser realizados para associações e entidades que fazem parte do município e que merecem o olhar da instituição.
“A ideia desse diálogo que nós vamos ter hoje é mostrar os planos para 2026. Tanto no que se refere aos investimentos para os municípios, como investimento também para as associações de pescadores, agricultura e outras entidades como a APAE e o Asilo São Vicente de Paulo. Que precisam de recursos e que fazem um trabalho muito bonito, muito respeitado pela sociedade e a Itaipu tem recursos para contribuir”, disse Verri.


Foto: Rafael Paes/TVCI 






