×

Primavera será marcada por muito calor e tempo seco no Paraná 

É hora de dizer “até logo” à estação mais fria do ano e dar boas-vindas à primavera. A nova estação começa oficialmente às 09h44 deste domingo e vai até às 06h20 do dia 21 de dezembro. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a primavera será quente e com chuvas abaixo […]
Reprodução/TVCI

É hora de dizer “até logo” à estação mais fria do ano e dar boas-vindas à primavera. A nova estação começa oficialmente às 09h44 deste domingo e vai até às 06h20 do dia 21 de dezembro.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a primavera será quente e com chuvas abaixo da média histórica em todo o estado. Entre a primavera e o verão, deve ocorrer a formação da La Niña, mesmo que com intensidade baixa, o fenômeno pode agravar a seca no estado até o primeiro trimestre de 2025. “São esperadas ondas de calor e longos períodos sem chuvas”, reforça o meteorologista Reinaldo Kneib.

O Simepar também aponta que, historicamente, as regiões que registram os dias mais quentes são o oeste, sudoeste, norte e o litoral paranaense. Em outubro, a chuva deve seguir o padrão de normalidade. Já em novembro e dezembro se aproxima da média histórica em todo o Paraná.

Alertas de mau tempo

De acordo com Kneib, por ser uma estação de transição, o período é propício para a ocorrência de eventos meteorológicos severos, como rajadas de vento forte, granizo, alta incidência de raios e chuvas volumosas.

Interessados em receber avisos gratuitos sobre a iminência de eventos severos devem enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP da região.

La niña

Em um boletim, o meteorologista Lizandro Jacóbsen, explica que os institutos de meteorologia acompanham uma possível formação do fenômeno La Niña. Se o fenômeno se confirmar, a tendência é que o evento cause influências no paraná entre o fim de novembro e no decorrer do mês de dezembro, causando impactos principalmente no verão.

A condição agrava o tempo seco no sul e facilita as entradas de ar no frio no Brasil.

Nossos Programas