×

Operação contra tráfico internacional de animais cumpre mandado no litoral do estado

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Foto: Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (17), agentes da Polícia Civil deflagraram uma operação contra o tráfico de animais silvestres e exóticos no Paraná e em outros quatro estados, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido nesse tipo de crime.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências, clínicas veterinárias e cativeiros. O grupo investigado é considerado um dos principais atuantes na área; dentro da estrutura da organização, foram identificados os principais distribuidores em âmbito nacional e regional.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar, das Polícias Civis dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, além do Ibama, do Instituto Água e Terra (IAT), da Prefeitura de Curitiba e de organizações ambientalistas.

A investigação teve duração de dois anos. Ao longo desse período, foram monitorados grupos virtuais ligados ao tráfico de animais silvestres da fauna brasileira e de animais exóticos provenientes de outras partes do mundo.

“Esses grupos, que concentram mais de 20 mil membros, se organizam para a venda de animais em todo o território nacional, tanto no atacado quanto no varejo”, afirma o delegado da PCPR Guilherme Dias, responsável pela investigação.

Entre as espécies traficadas estão onças, tucanos, araras, macacos, serpentes, aranhas e dezenas de aves nativas e exóticas.

“Infiltramos agentes em grupos digitais e descobrimos como funciona o comércio ilegal de animais no Brasil. Hoje, ele ocorre majoritariamente de forma online, diferente dos anos anteriores, quando se concentrava em feiras livres”, afirma o delegado.

Os crimes investigados são tráfico de animais, maus-tratos, falsificação de documentos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No Paraná, os mandados foram cumpridos nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Matinhos, Piraquara e Almirante Tamandaré.

Em São Paulo, nas cidades de São Paulo (capital), Santana de Parnaíba e Santos.

No estado de Santa Catarina, a ação ocorreu no município de Ascurra.

Já em Minas Gerais, os mandados foram cumpridos em Santa Luzia.

Com informações da Polícia Civil.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página