A consulta pública encerrada nesta segunda-feira (9) ocorreu simultaneamente em 177 colégios estaduais do Paraná, distribuídos em 98 cidades do estado. Em 94 escolas, o quórum mínimo foi atingido. Colégios de Pontal do Paraná e Matinhos estão entre os que conseguiram o número mínimo de votantes e devem aderir ao programa no próximo ano.
Além de Matinhos e Pontal do Paraná, as outras escolas ficam em Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Barbosa Ferraz, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cambé, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Loanda, Londrina, Maringá, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porecatu, Prado Ferreira, Roncador, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.
Com a consulta encerrada, a Secretaria de Educação do estado deverá decidir, por meio de um processo de avaliação, se as outras 83 escolas farão parte, ou não, do projeto “Parceiro da Escola”. Ao longo dos três dias de consulta pública, mais de 44 mil votos foram contabilizados.
O programa, que já está em andamento em escolas de Curitiba e São José dos Pinhais, propõe que a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais seja modernizada, permitindo que gestores e professores foquem integralmente no ensino.