Com a alta presença de pessoas no litoral, o aumento do lixo é uma consequência. Com isso, as equipes da Sanepar já retiraram 95 toneladas de lixo das praias do Paraná. A limpeza ocorre em toda a faixa de areia de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, recolhendo uma média de seis toneladas de resíduos por dia, entre materiais recicláveis e descartáveis.
Os lixos são latinhas, garrafas plásticas e de vidro, restos de alimentos e outros resíduos que, após coletados, são levados para uma triagem. Os recicláveis são encaminhados à Associação de Coletores de Pontal do Paraná (Ancoresp), responsável pela separação e posterior comercialização. Já os que não podem ser reciclados são encaminhados para a destinação correta.
As equipes estão atuando desde Guaratuba até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, com um total de nove por toda a região. Cerca de 180 pessoas contratadas temporariamente, incluindo moradores do próprio Litoral, atuam na limpeza das praias.
A Sanepar também conscientiza os banhistas a não deixarem lixo na areia, com a distribuição de sacolas biodegradáveis para que cada um dê a destinação correta de seus resíduos. Latões de lixo também foram espalhados nos calçadões das orlas para recolher os resíduos.
A partir desta sexta-feira (9), a Sanepar vai reforçar ainda mais os serviços com uma megaoperação de limpeza logo após os shows em Matinhos e Pontal do Paraná. Máquinas saneadoras farão a limpeza da faixa de areia próxima aos palcos.


Foto: Felipe Henschel/AEN 






