Nesta terça-feira (23), uma iniciativa na região do Bairro Rocio, em Paranaguá, uniu esforços de empresas como Portos do Paraná e Pavi Service, além de moradores locais e alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O mutirão, realizado em antecipação ao Dia Mundial da Conservação dos Manguezais, previsto para sexta-feira (26), teve como objetivo a remoção de resíduos sólidos nos manguezais próximos ao bairro Rocio.
Durante a ação, foram coletados mais de 600 quilos de resíduos sólidos. “É importante realizar essas ações de remoção de resíduos que eventualmente chegam aqui ou são deixados por frequentadores da área, pois podem impactar a fauna e a flora local”, destacou Jaqueline Dittrich, bióloga da Portos do Paraná.
Raphaela Caetano, gestora ambiental da Pavi Service, mencionou que a maioria dos materiais recolhidos não é originária da região, mas chega por meio da maré. “Os resíduos plásticos são os itens mais comuns durante os mutirões de limpeza. Fazemos um trabalho de separação dos resíduos, onde os rejeitos são encaminhados diretamente para o aterro sanitário, e os recicláveis são encaminhados para as associações de recicladpres e catadores de materiais recicláveis”, explicou.
Além disso, na sexta-feira (26), a Portos do Paraná realizará outro mutirão de limpeza na Ponta da Pita, em Antonina, a partir das 13 horas.