Ao longo do fim de semana, foram ao menos 21 ocorrências de afogamento registradas no litoral. Duas, consideradas mais graves, mobilizaram aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para o transporte das vítimas.
Em Matinhos, um homem de 38 anos, natural de Brasília, foi a primeira vítima fatal de afogamento nesta temporada de verão 2025/2026. A vítima estava no balneário Caiobá, neste domingo (21), quando entrou em situação de afogamento ao tentar resgatar as filhas, que estavam com dificuldade para sair do mar.
Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, duas crianças, filhas da vítima, estavam no mar, próximo ao espigão, em uma área não protegida por guarda-vidas, considerada área de risco, quando apresentaram dificuldades para sair do mar. O homem teria auxiliado as filhas a escalarem as pedras do espigão, porém acabou submergindo.
Um surfista que presenciou a situação iniciou as buscas pela vítima e fez a retirada do homem.
Após a chegada dos guarda-vidas, o homem foi estabilizado e encaminhado de helicóptero para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande. Apesar da agilidade no resgate e atendimento, o homem morreu na UPA.
Afogamento em Morretes
Na tarde deste domingo (21), guarda-vidas do posto instalado na Curva do Félix foram acionados na região do Posto Preto, em Morretes, para socorrer uma vítima de afogamento que estava em uma área não protegida por guarda-vidas.
A vítima apresentava grau moderado de afogamento. Devido à gravidade e à distância do local da ocorrência, foi acionado o helicóptero do BPMOA para transportar a vítima para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.
A corporação alerta que banhistas devem estar atentos às orientações dos guarda-vidas, além de procurar áreas protegidas para um banho de mar mais seguro.









