A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (30) para dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em uma operação que mira um grupo especializado em roubos de carga.
Ao todo, são 24 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, a serem cumpridos em Paranaguá, Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e também na cidade de Goiânia, em Goiás.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, André Feltes, as investigações revelaram a participação dessa organização em dois crimes diferentes. O primeiro caso foi registrado em dezembro de 2023, quando ocorreu um falso roubo de uma carga de pneus na cidade de Campina Grande do Sul. A carga estava avaliada em mais de R$ 500 mil.
“Na ocasião, o motorista afirmou ter sido roubado, mas nossas investigações, realizadas com o apoio da PRF, demonstraram que ele foi aliciado pela organização criminosa e entregou voluntariamente a carga.”
A segunda situação ocorreu em fevereiro de 2024, em Campo Largo, envolvendo o roubo de uma carga de alimentos congelados avaliada em R$ 350 mil. Um dos integrantes do grupo criminoso era responsável por desativar o sistema de rastreamento do caminhão, possibilitando que o veículo fosse levado para um barracão, onde era feito o transbordo da carga.
Os suspeitos são investigados por crimes de roubo qualificado com uso de arma de fogo, restrição de liberdade da vítima, furto qualificado, falsa comunicação de crime e organização criminosa.