O aplicativo ‘Ligue 192 Voip’, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já está em funcionamento em todo o litoral do Paraná. O novo sistema de acionamento permite que chamadas de emergência sejam realizadas de locais remotos, com acesso a internet, ou quando há instabilidade na linha telefônica do 192.
“Ele tem duas modalidades de chamamento: ele pode utilizar o seu endereço utilizado no cadastro e também a sua localização real, via GPS. Isso é muito importante, porque diante desse georreferenciamento nós podemos cruzar as referências e dispor do acesso mais rápido e eficiente possível para as nossas vítimas”, explicou o diretor-executivo do CISLIPA, Daniel Fangueiro.
O aplicativo é uma novidade tecnológica utilizada em poucas regiões do Paraná. No Brasil, apenas o estado de Minas Gerais dispõe do sistema. “Esse sistema é realmente ele é uma novidade no que se diz respeito a atendimento do SAMU, apenas 47 municípios dos 399 do Paraná possuem esse sistema. Portanto, hoje, além de termos um pessoal qualificado nos nossos atendimentos, nós temos um sistema de ponta, uma inovação que, por exemplo, a capital do Paraná não dispõe desse sistema”, disse.
Daniel Fangueiro também destacou que o novo sistema foi desenvolvido a partir da necessidade e dificuldade de algumas regiões com sinal de linha telefônica. “Nós pensamos no desenvolvimento desse aplicativo aqui na região do litoral por conta da especificidade que nós temos em algumas regiões que são insulanas, que não dispõe de sinal telefônico, por exemplo, só tem acesso a uma rede de internet. Outras áreas de agricultura que também não dispõe de sinal telefônico, então pensando nessas alternativas que nós desenvolvemos esse aplicativo”.
O ‘Ligue 192 Voip’ está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas IOs e Android.
Confira a entrevista: