O 5º bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Paulo Romão, foi oficialmente apresentado à comunidade católica e para o clero durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (05), no Salão Social da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário. O novo líder foi nomeado pelo Papa Leão XVI no dia 20 de agosto.
Durante a entrevista concedida para a TVCI, no programa Litoral Urgente, Dom Paulo destacou que recebeu a notícia com alegria, pois é natural do Paraná e já tinha o desejo de retornar ao estado de origem. “Quando falaram ‘Paranaguá’ o coração disparou, porque eu sou do Paraná, queria mesmo voltar para o Paraná, até porque a minha família toda nasceu e cresceu aqui no Paraná, perto de Jacarézinho, voltei pra cá com muita alegria”, disse.
O sacerdote agradeceu a Deus e ao Papa Leão pela missão que o foi confiada. “Ser um pai na fé, porque é isso: bispo é pai de todos, no sentido que confirma a fé de todos. Eu quero dar o melhor de mim e peço que vocês também rezem por mim, para que eu possa, justamente, viver toda essa nova fase, essa missão episcopal nessa diocese e, com certeza, para o bem da igreja, para o bem de todas as pessoas, para o meu próprio bem, porque quem segue Cristo, ama Cristo é feliz e nós somos felizes porque sabemos a quem pertecemos”, concluiu
Dom Paulo Romão se declarou também ser devoto de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. “Aqui tem Nossa Senhora do Rocio, eu sou muito devoto de Nossa Senhora, sei que Ela vai me ajudar, vai me pegar pelas mãos e me ajudar a viver muito bem essa missão aqui com todas as pessoas, todos os lugares, todos os ambientes os quais eu vou estar presente para viver a minha fé e comunicar a minha fé.
Sobre o Bispo
Dom Paulo nasceu em Barra do Jacarezinho, Paraná, no dia 6 de abril de 1964. Formado em Filosofia na Faculdade Eclesiástica João Paulo II e de Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1997. Obteve ainda o grau de mestre e doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio.
Antes de ser ordenado bispo, dom Paulo exerceu as seguintes funções: diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José (1997 – 1999); professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998 – 2016); responsável diocesano do Movimento Comunhão e Libertação (2001 – 2016); diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2002 – 2016); professor do Instituto Superior de Ciências Religiosas (2004 – 2005); responsável pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2009 – 2016); pároco da Paróquia Bom Pastor (2011 – 2016); e diretor espiritual do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos (2016).
No dia 7 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco. A ordenação episcopal ocorreu no dia 28 de janeiro de 2017, na Catedral Metropolitana de São Sebastião onde também havia se ordenado padre 20 anos antes. Escolheu por lema episcopal “Vivere Christus” (Viver pra mim é Cristo).
No Regional Leste 1 da CNBB, dom Paulo é referencial da Pastoral das Escolas Católicas, da Pastoral Universitária e das Novas Comunidades.
Confira a entrevista: