A partir das 00h desta quarta-feira (28) as Avenidas Ayrton Senna da Silva e Bento Rocha, em Paranaguá, serão concessionadas pela empresa EPR Litoral Pioneiro e passam a passam a contar com estrutura de atendimento operacional 24 horas.Com isso, os usuários destas duas vias, extremamente importantes para o município e para a economia do Paraná no acesso ao Porto de Paranaguá, terão à disposição uma estrutura completa de suporte.
O novo trecho atendido pela concessionária compreende os quilômetros 00 a 2,9 da avenida Bento Rocha, e entre os quilômetros 00 e 8,1 da avenida Ayrton Senna. A partir da próxima quarta-feira estas vias passam a fazer parte das rotas de inspeção e terão atendimento médico com ambulâncias, monitoramento de tráfego, além de serviço de guinchos, caminhão pipa e de resgate de animais.
A estrutura conta com cerca de 25 profissionais envolvidos e, por se tratar de um trecho com alto fluxo de caminhões, o atendimento operacional também terá acompanhamento ampliado nos horários de pico.
“As duas avenidas são extremamente estratégicas e até então não foram concessionadas. Com o atendimento operacional, aliado às obras de melhoria na estrutura, a concessionária irá promover a qualidade e a segurança que os usuários merecem”, comenta o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
Moreira destaca ainda a importante aproximação da concessionária junto ao município, aos representantes da sociedade civil e com a comunidade portuária, para juntos identificarem as principais demandas da região. “A EPR Litoral Pioneiro fez questão de pedir a licença social à comunidade de Paranaguá. Essa licença social significa pedir licença para começar os trabalhos no município e também ouvir as reais necessidades locais. É desta maneira que conseguiremos impactos realmente relevantes”, destaca o presidente da concessionária.
Obras e melhorias
Por se tratar de um trecho com fluxo intenso de veículos pesados e com condições geográficas especiais por estar bastante próximo do mar, os trabalhos de melhorias e requalificação do pavimento se tornam essenciais para a segurança dos usuários e a eficiência da rodovia.
Os chamados serviços iniciais serão realizados até fevereiro de 2025, com trabalhos de roçada e reforço na sinalização, e nos próximos anos serão realizados os grandes investimentos e grandes obras.
Durante as obras, no entanto, é necessária a implantação do sistema “Pare e Siga” na avenida Bento Rocha, que é um trecho de pista simples. Por isso, a concessionária pede paciência aos usuários e reforça a importância do respeito à sinalização. Além disso, a orientação é que, se possível, os motoristas trafeguem em horários ou em rotas alternativas, especialmente nos trechos urbanos.