A atual Igreja de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, completa 101 anos de edificação neste domingo (30). O solo sagrado de centenas de paranaenses, foi construído em 30 de maio de 1920 e com o passar dos anos se modernizou para acolher devotos de todo o Brasil.
Segundo a tradição, a imagem da Virgem do Rocio foi encontrada por Pai Berê, nas malhas da rede de pescar, às margens da baía de Paranaguá. Com o achado milagroso, os pescadores da região instituíram culto à Nossa Senhora e em 1813 construíram a primeira capela para abrigar a imagem.

Imagem: Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP)
Com o passar das décadas e com o crescimento da devoção de diversos fiéis, foi necessário demolir as capelas e construir a primeira igreja para celebrar as missas em honra a Padroeira do Paraná.

Registro da edificação em 1920. Imagem: Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP)
Localizada no Praça da Fé, no bairro Rocio, a edificação conta com aspectos modernos e recebe turistas e fiéis de todo o país. Segundo o Reitor do Santuário, Padre Dirson Gonçalves, “Paranaguá é uma cidade privilegiada. Além de ser a cidade mãe do Paraná ela tem a honra de ter o santuário Estadual do Paraná, onde está a imagem oficial da padroeira do estado. Se Curitiba é a capital política, Paranaguá é a capital da fé de todos os paranaenses”, declarou.
O missionário redentorista destacou ainda que “ser reitor e administrar um lugar tão especial assim é uma honra. É uma missão muito nobre ser o guardião da casa de Nossa Senhora do Rocio”.