×

Jazz Festival da Ilha do Mel encerra neste final de semana

O evento oferece a oportunidade para apreciar diversas vertentes do jazz, com participações em festivais internacionais, movimentando o turismo local durante o inverno
Ilha do Mel – Foto: José Fernando Ogura

O Jazz Festival da Ilha do Mel chega ao  último fim de semana, após um mês repleto de música e cultura que movimentou a região e atraiu milhares de turistas. Com uma programação que abrange três palcos principais, em Nova Brasília: no Trapiche, Praia de Fora e Praça Felipe Valentim, além do Circuito Off em pousadas e restaurantes, o evento continua com uma programação especial, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro. O destaque fica por conta de grupos de renome internacional, como o Regra 4, que traz como convidada especial Letícia Sabatella; e o Mano a Mano Trio, que traz Thayana Barbosa.

Segundo os organizadores, além da música de qualidade, o festival também promoveu atividades de bem-estar, como yoga e quick massage, além de uma oficina de música para crianças, reforçando a proposta de um evento completo e comprometido com a comunidade e seus visitantes. Suzi Albino, da equipe organizadora, destaca o impacto positivo no turismo local, que teve um movimento comparável ao de alta temporada, beneficiando diretamente o comércio da Ilha do Mel.

Felipe Andrews Gonçalves, também da equipe organizadora, informa que para o encerramento, os turistas podem esperar mais uma série de apresentações memoráveis, que consolidam o evento como um dos maiores do gênero no Paraná. A programação completa e mais detalhes sobre o evento estão disponíveis nos perfis do Instagram @jazzagostoilhadomel e @ilhadomeljazz.

Na sexta, dia 30, às 19h, a atração do Palco Praça Felipe Valentim é o grupo de música instrumental brasileira Mano a Mano Trio. Formado por Sérgio Albach, no clarinete; Glauco Sölter, no contrabaixo; e Vina Lacerda, na percussão, o grupo chama a atenção pelos arranjos elaborados mesclados à improvisação. Convidado para representar o Brasil em diversos festivais como o Usinesonore (Suíça), Percfest (Itália) e Centenário de Machu Picchu (Peru), o Mano a Mano desenvolve um trabalho que valoriza a música brasileira por meio de um repertório de obras reconhecidas do cancioneiro popular e das vertentes modernas da música.

Especialmente para o Jazz Festival da Ilha do Mel, o trio traz como convidada especial a cantora Thayana Barbosa. Para ela, que acompanha o grupo desde os seus primeiros anos de formação, o convite para estar com eles no mesmo palco é um presente. “O Mano a Mano Trio me chama a atenção pela sonoridade peculiar por conta da formação inusitada da junção do baixo, sopro e percussão”, destaca Thayana.

No sábado 31, às 11h30, na Praça Felipe Valentim, o Duo Doralices convida o clarinetista Sergio Albach. O duo Doralices surge no meio musical com o intuito de trazer a brasilidade para o ukulele, instrumento mais presente em suas canções. Já o convidado Sérgio Albach tem se demonstrado um versátil e requisitado instrumentista. Lançou vários trabalhos fonográficos, entre eles: “Clarineteando”, “Clarone no Choro” volume 1 e 2. No show com o Duo Doaralices, ele vai tocar várias bossas, sambas antigos e choros. Do repertório dele, está na playlist a música Improviso, de Joaquim Callado, presente no seu álbum Clarone no Choro.

Logo mais, também no sábado, às 16h, no Palco do Trapiche, se apresentará o grupo paranaense Regra 4, composto por Eugênio Fim (vocal e viola), Thiago Menegassi (vocal e guitarra), Guaraná (baixo) e Vina Lacerda (percussão). O grupo, que teve destaque internacional como a participação no Montreux Jazz Festival, um dos maiores festivais de música da Europa, e no Fête de la Musique, na França (Suíça), traz como convidada especial Leticia Sabatella. Juntos eles vão apresentar o projeto “Poética da Terra em Crise”, que resultou em um disco com as canções “Apesar do Mundo” (Zélia Duncan/Juliano Holanda), “Por que você” (Juliano Holanda), “Laika” (Chico Paes/Octávio Camargo), “Senhores do Ódio” (Luiz Felipe Leprevost/Thiago Catarino) e “Sobre Hoje” (Tio Tonho Champoski/Eugênio Fim).

Para Eugênio Fim, produtor musical do Regra 4, a sensibilidade vocal e o tom intimista de Leticia Sabatella com a sonoridade do Regra 4, com a viola caipira, aliada ao rock, acompanhada do baixo, guitarra e bateria trará para o público do Jazz Festival da Ilha do Mel uma experiência única com um viés contemporâneo e ao mesmo tempo popular.

Programação para as crianças

No sábado, dia 30, às 10h, é a vez das crianças usufruírem do ambiente musical criado no mês de agosto. Um workshop sobre música foi idealizado especialmente para elas pelo músico e professor Glauco Sölter. Ele apresentará elementos que fazem parte do mundo da música como ritmo, harmonia, melodia, improviso e também os instrumentos musicais. A atividade é gratuita, aberta ao público e ocorrerá no Palco da Praça Felipe Valentim, com duração prevista de 45 minutos.

Confira a programação dos três palcos principais e dos shows de encerramento:

Sexta 30/08
12:30 – Gladi Sebaje – Palco Trapiche
14:30 – Homem Canibal – Palco Trapiche
16h30 – Anne Glober – Palco Trapiche
18:30 – Regra 4 – Palco Trapiche
19:00 – Mano a Mano Trio convida Thayana Barbosa – Palco Praça Felipe Valentim

Sábado 31/08
10:00 – Palco Praça Felipe Valentim – Workshop sobre música para as crianças da Ilha do Mel
11:30 – Doralices convida Sérgio Albach (clarinete) – Palco Praça Felipe Valentim
12:00 – Nego Blue da Ilha – Palco Trapiche
12:00 – Gladi Sebaje – Palco Praia de Fora
14:00 – Homem Canibal – Palco Trapiche
14:20 – Anne Glober – Palco Praia de Fora
14:30 – Joel Müller Trio com André Ribas (acordeon) e Vina Lacerda (percussão) – Palco Praça Felipe Valentim
16:00 – Regra 4 convida Letícia Sabatella – Palco Trapiche
17:30 – Nikole Gouveia e Banda – Palco Praça Felipe Valentim
22:00 – Forró Jazz com Gladi Sebaje e Banda (convidados especiais Vina Lacerda, na percussão e André Ribas, no acordeon) –- Barrancos
22:00 – Nego Blue da Ilha e convidados “Jam Session de Encerramento” – Canto da Vó

Domingo 01/09
11:00 – Nego Blue da Ilha – Palco Trapiche
12:30 – Homem Canibal – Palco Trapiche
14:30 – Anne Glober – Palco Trapiche

 

Com informações da assessoria de imprensa 

Nossos Programas