×

Operação Looping: PF mira grupo especializado no tráfico de drogas em portos

Foram expedidos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão para serem cumpridos em Paranaguá
Foto: Polícia Federal

Com o apoio da Receita Federal, cerca de 150 policiais federais realizaram, na manhã desta terça-feira (13), a “Operação Looping”, que visa uma organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas por meio dos portos do sul do Brasil. Foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, a serem cumpridos em 12 cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além dos mandados, a Justiça também decretou o sequestro de 68 veículos, seis imóveis e mais de 30 contas bancárias.

No Paraná, os agentes cumpriram ordens em Curitiba, São José dos Pinhais e Paranaguá:

 Curitiba: 4 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão

 São José dos Pinhais: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão

Paranaguá: 3 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão

Durante as investigações, os agentes apreenderam mais de 20 grandes cargas de cocaína, totalizando seis toneladas da droga interceptada. Além disso, 16 pessoas foram presas em flagrante.

Os grupos criminosos utilizam a grande logística portuária para aliciar funcionários e caminhoneiros para o esquema. Segundo o delegado da Polícia Federal Alessandro Netto Vieira, os traficantes cooptam mão de obra para obter informações privilegiadas e facilitar o acesso aos portos.

O delegado também detalha a logística do grupo:

“Eles usam carretas e caminhões com fundo falso, com motoristas cooptados, que ingressam nos portos carregando drogas. Dentro do pátio, a carga é transferida para um contêiner preparado e escaneado, que pode sofrer contaminação pelo entorpecente.”

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

Nossos Programas