A demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Paranaguá repercutiu novamente. Pacientes precisaram aguardar mais de 5h para receberem atendimento médico nesta sexta-feira (4). A situação se tornou crônica na principal unidade de saúde da cidade. “Buscamos com alguns médicos se poderiam realizar o atendimento com plantão extra. Quem faz a gestão da saúde no município é a Fasp, que tem seu contrato até março. Em contato com a equipe responsável pela solicitação, médicos para atender e até agora não tivemos retorno”, desabafou Adriano Ramos.
Segundo o prefeito recém-empossado, ele tem trabalhado arduamente para conseguir sanar diversos problemas deixados pela gestão anterior. Um dos principais é a falta de acesso ao sistema de saúde, o qual não foi integralmente repassado a sua nova gestão durante a transição. “Vamos vencer isso, a Patrícia esteve mais de quatro vezes no nosso gabinete para tratar dessa demanda da saúde. Tudo por conta de um contrato mal feito, que não atende às necessidades da população”, enfatizou o prefeito.
A secretária de saúde municipal Patrícia Scacalossi, acompanhou o prefeito Adriano Ramos em visita a Upa e conversou com pacientes que aguardavam atendimento. “Estamos trabalhando para sanar a questão da upa, são apenas três dias de gestão e isso vem acontecendo antes do ano novo e essa época não é para ter tanta fila na UPA. A falta de estrutura nas unidades de saúde acaba direcionando todos aqui para a Unidade de Pronto Atendimento. Hoje tivemos a falta de um médico no Valadares e essa falta causa um grande déficit no atendimento à população”, destacou Patrícia.