A iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) surgiu em meio à emergência climática e ao aumento de eventos extremos, com o objetivo de mapear locais sensíveis e elaborar Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs). No Paraná, as cidades de Colombo e Paranaguá fazem parte do projeto de extensão e pesquisa.
A cidade-mãe do Paraná já passou por algumas fases do projeto, como a apresentação do PMRR, reuniões com autoridades, visitas em campo para identificação de áreas, mapeamento técnico e oficinas. Agora, a iniciativa ganha um novo capítulo.
A UFPR lança uma cartilha em formato de histórias em quadrinhos para explicar a etapa do PMRR. O objetivo é demonstrar que os quadrinhos podem ir além das histórias de aventura e super-heróis, sendo também um recurso para abordar ciência e pesquisa, despertando o interesse do público infantojuvenil.
A cartilha, intitulada “Periferia sem risco em quadrinhos”, é um material educativo e informativo que explica a fase de mapeamento técnico do projeto.
Segundo Ana Paula Lourenço, gestora ambiental e integrante do projeto, a HQ será apresentada oficialmente à população durante uma audiência pública prevista para setembro deste ano. O material já está sendo divulgado por meio das redes sociais do projeto.
Ver essa foto no Instagram
A criação e o design da história em quadrinhos ficaram por conta de Ana Vitória Dureck, integrante da equipe de comunicação do Lageamb UFPR.
“Percebemos que o formato de história em quadrinhos poderia tornar a comunicação mais envolvente, especialmente para públicos que podem ter menos familiaridade com textos técnicos”, destacou Dureck.