O problema, registrado inúmeras vezes no ano anterior, continua afetando a agilidade no atendimento a situações de urgência e emergência no Litoral do Estado. Segundo o relatório emitido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA), o telefone 192 do SAMU Litoral ficou fora do ar 18 vezes desde o início de 2025. A primeira queda deste ano ocorreu em 3 de janeiro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Litoral concentra as ligações na base de Paranaguá e faz o acionamento do socorro para todos os municípios da região. Durante os cinco dias de Carnaval, período em que milhares de pessoas vieram ao Litoral para aproveitar as festividades, o número 192 esteve disponível por apenas dois dias — 2 e 3 de março.
De acordo com o coordenador de comunicação social do SAMU, Rafael Rodrigues, por volta das 12h desta terça-feira (4), houve uma queda no sinal de telefonia. Embora a operadora responsável pelo número de emergência tenha sido acionada, o problema não foi resolvido.
O atendimento a casos de urgência e emergência pode ser feito pelos contatos alternativos: (41) 99109-8851 ou (41) 99115-7489. Além disso, por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, os acionamentos também podem ser realizados pelo telefone 193.