AIFU fecha 10 estabelecimentos e encontra mais de 900 pessoas nos locais durante o feriado em Curitiba e no Litoral do estado

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) intensificou as ações durante o feriado de Réveillon e fiscalizou, entre a quarta-feira (30/12) e a madrugada de segunda-feira (04/12), 14 pontos comerciais e, destes, quatro foram fechados pelas equipes policiais. As equipes da Polícia Militar encontraram mais de 900 pessoas nos locais abordados e sete foram detidas […]
Curitiba, 02 de dezembro de 2020. Operação AIFU

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) intensificou as ações durante o feriado de Réveillon e fiscalizou, entre a quarta-feira (30/12) e a madrugada de segunda-feira (04/12), 14 pontos comerciais e, destes, quatro foram fechados pelas equipes policiais. As equipes da Polícia Militar encontraram mais de 900 pessoas nos locais abordados e sete foram detidas em Curitiba e no Litoral do Estado. Na Costa Leste, a AIFU também atuou em apoio ao efetivo do Verão Consciente 2020/2021, o que resultou na apreensão de dois conjuntos de som e no encaminhamento de quatro pessoas.

Em Curitiba, as equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) atuaram com o objetivo de combater a perturbação do sossego, o descumprimento do Decreto governamental de combate ao Covid-19 e também fiscalizar irregularidades relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais. De acordo com o balanço da AIFU, entre os pontos fiscalizados, 13 receberam autuações administrativas por irregularidades e 10 pontos de comércio foram fechados por irregularidades.

Ainda segundo as informações da AIFU, foram apreendidos 1,7 gramas de cocaína. Cinco Termos Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) foram lavrados, três por infringir o artigo sobre introdução ou propagação de doença contagiosa, nos bairros Parolin, Cajuru e Barreirinha, um por porte de drogas para consumo, também no Parolin, e um por Jogo de Azar, no Barreirinha.

Na situação de Jogo de Azar, no bairro Barreirinha, as equipes fizeram a abordagem do local, onde havia, aproximadamente, 63 pessoas ingerindo bebidas alcoólicas, sem máscara e sem respeitar o distanciamento social. Além disso, no interior do estabelecimento, foi localizada uma máquina caça-níquel, que foi apreendida, juntamente com um bloco de anotações e R$ 286,00 em dinheiro. O responsável foi encaminhado para lavratura de Termo Circunstanciado.

LITORAL – No Litoral do estado, as equipes da AIFU, por meio da Patrulha do Sossego, também atuaram em conjunto com o efetivo da Operação Verão Consciente 2020/2021, nas cidades de Matinhos e Guaratuba, entre às 16 horas de sábado (02/01) e às 5h40 de segunda-feira (04/01), fizeram 20 atendimentos a denúncias, que chegaram pelo 190, as quais resultaram na apreensão de dois conjuntos de som. Ao todo, 95 pessoas foram abordadas e, destas, quatro foram apreendidas.

Ainda segundo o balanço, os policiais lavraram quatro Termos Circunstanciados por perturbação do sossego. Em uma das situações, os policiais militares foram até uma residência, após denúncia via 190, e constataram a perturbação do sossego, onde um grupo de nove pessoas estava ouvindo som alto.

Durante a abordagem, ao ser solicitado que apresentasse o aparelho de som, a proprietária da casa se exaltou, questionando o trabalho da equipe policial de maneira grosseira e apontando o dedo para um dos policiais. Sendo assim, ela foi encaminhada, juntamente com o aparelho de som, para a lavratura e assinatura do Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) por desacato e perturbação do sossego.

Fonte: PMPR
Marcia Santos

Nossos Programas