Área rural de Guaratuba tem atenção especial da Polícia Militar

A presença mais constante da Polícia Militar é uma reivindicação antiga dos moradores da região de Cubatão e Pedra Branca do Araraquara, pois em condições normais o deslocamento de uma equipe policial do centro de Guaratuba até lá leva aproximadamente 1 hora e meia. O principal acesso por terra é pela cidade catarinense de Garuva, e a distância até o centro de Guaratuba é de cerca de 62 quilômetros, dos quais 25 são de estrada de chão. A região, que é conhecida pela Ponte Invertida do Rio São João e por ser grande produtora de bananas, fica entre os municípios de Garuva e Morretes, próximo da rodovia BR-101.

Desde o início da Operação Verão, em dezembro de 2020, essa importante região rural que pertence ao município de Guaratuba tem recebido atenção especial da Polícia Militar do Paraná. A região é bastante extensa e, somando as localidades de Cubatão e de Pedra Branca do Araraquara, há uma população estimada de 3.000 pessoas, que agora contam com a presença constante de uma equipe da Polícia Militar do Paraná. Há quase um mês, as ações de polícia acontecem 24 horas por dia na região, ininterruptamente, e os resultados já começam a aparecer: já houve captura de foragidos da Justiça, apreensão de arma de fogo e prisão de traficantes.

O comandante da subárea III da Operação Verão, capitão March Jeferson de Mello Serpa, falou sobre a importância dessa equipe destacada atuando na região: “A região fica um pouco distante daqui do centro de Guaratuba, fica 25 quilômetros depois do centro de Garuva, é mais de uma hora daqui até lá. Se chegar um chamado no 190 aqui na sede de Guaratuba, até a viatura chegar dá mais ou menos uma hora, e aí talvez a gente não consiga dar a resposta esperada.”

Devido à posição geográfica da região, incrustada na serra, a comunicação na região é bastante precária, por telefone e redes móveis ela praticamente inexiste, e via sistema rádio é bastante instável. Para superar essa dificuldade, a população local cede suas redes de internet fixas para uso pelos policiais, que ficam assim mais acessíveis aos acionamentos dos moradores. Além do atendimento de ocorrências, a equipe policial destacada promove a segurança da vida e do patrimônio, realizando policiamento ostensivo, abordagens a pessoas e veículos suspeitos, e averiguação de denúncias diversas.

População aprova

Um morador da localidade de Cubatão pediu para não ser identificado, mas disse à nossa equipe que os moradores gostaram de ter uma equipe da Polícia Militar em tempo integral na região: “A gente acha muito bom. Porque aqui é longe da cidade e daí se acontece alguma coisa a viatura demora chegar. Mas agora que já tem os policiais aqui fica melhor, porque eles chegam mais rápido e quem pensa em fazer coisa errada já pensa duas vezes.”

Prisão flagrante de traficantes

E foi a partir de um denúncia anônima de que algumas pessoas estavam vendendo drogas em uma residência, que na manhã da última segunda-feira(11) a equipe policial de serviço na região equipe foi até o endereço, e constatou a prática do crime denunciado. Já na chegada os policiais militares avistaram no interior da residência alguns pés de maconha, e na sequência foram encontradas e apreendidas drogas prontas para venda, como maconha, crack e cocaína, além de uma balança de precisão, um caderno de contabilidade do tráfico e até uma maquininha de cartão que era utilizada na venda das drogas. Na casa havia 4 adultos que foram presos e devem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo três homens e uma mulher.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.