A Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Militar e a Unidade Administrativa de Segurança Portuária – Guarda Portuária deflagraram na segunda-feira (27), uma operação conjunta com cães farejadores para coibir o tráfico internacional de drogas no Porto de Paranaguá. Os animais vieram de Foz do Iguaçu e passaram por pontos estratégicos da faixa portuária.
Os dois cachorros, um Pastor Alemão e uma Pastora Belga, farejaram cargas de granéis, contêineres, máquinas, veículos e granéis destinados ao exterior. Segundo o gerente da Guarda Portuária, César Kamakawa, os cães farejadores passaram por cargas suspeitas que poderiam ter a contaminação por entorpecentes com destino ao exterior.

Imagem: Rodrigo Sell/Portos do Paraná

Imagem: Rodrigo Sell/Portos do Paraná
“Foram priorizados os setores que têm grande movimentação de carga granel porque em outros portos já foi verificado tabletes de cocaína localizados em porão de navio e temos que ter este cuidado e para isso estamos desenvolvendo essas ações”, finaliza o comandante da força de segurança portuária”, explicou Kamakawa.
A operação não encontrou nenhum produto suspeito durante a abordagem, mas novas diligências estão previstas no futuro.