Carro da TVCI é apedrejado enquanto equipe cobria ocorrência no Beira Rio, em Paranaguá

Imagens: Ricardo Damasceno Reportagem Michel Moreira No último dia 16 de outubro, sábado, a equipe de jornalismo da TVCI cobria uma ocorrência policial, no bairro Beira Rio em Paranaguá. Um homem de 30 anos foi executado a tiros. No momento o cinegrafista, Ricardo Damasceno deixava o local e um homem, identificado como Matheus, atirou uma […]
Imagens: Ricardo Damasceno
Reportagem Michel Moreira

No último dia 16 de outubro, sábado, a equipe de jornalismo da TVCI cobria uma ocorrência policial, no bairro Beira Rio em Paranaguá. Um homem de 30 anos foi executado a tiros. No momento o cinegrafista, Ricardo Damasceno deixava o local e um homem, identificado como Matheus, atirou uma pedra contra o veículo de reportagem. Por sorte, o profissional não foi atingido.

Segundo a Polícia Militar que atendia a ocorrência, o rapaz chegou a ameaçar uma equipe do SAMU e os próprios militares. Além de várias vezes ameaçar as equipes de reportagem que estavam no local, seja de TV, rádio ou jornal. Um boletim de ocorrência foi formalizado para relatar a situação. O rapaz, autor da agressão, não foi localizado.

Todos os dias, as equipes de reportagem da TVCI estão nas ruas, buscando informações para passar a você que nos assiste do outro lado da tela ou nos acompanha pelo portal da TVCI. Por diversas vezes enfrentamos chuva, adversidades, e acessamos locais considerados pelas autoridades policiais, como de extremo perigo. Tudo isso buscando exercer um jornalismo íntegro, sério e de responsabilidade.

Segundo a ABERT, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ao longo de 2020, casos de agressões físicas, ofensas e intimidações a jornalistas aumentaram 168% em comparação a 2019. A realidade é lamentada também pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná.

É lamentável que profissionais de imprensa ainda sejam alvos de episódios como esse, porque além do dano material, é preciso levar em conta o dano moral e o dano psicológico a quem está envolvido na cobertura da reportagem. Por isso que a posição do Sindicato dos Jornalistas do Paraná tem sido sempre a de defender a garantia da segurança das equipes jornalísticas e também de repudiar qualquer tipo de violência de tentar impedir o trabalho dos jornalistas e os profissionais de imprensa. – Silvia Valim – Diretora do SINDJOR.

O homem que atirou a pedra contra o veículo de reportagem da TVCI no último sábado, realizou tal ato baseado em um achismo. Ele acreditou que a imprensa estava no local desrespeitando a família do homem que havia sido executado, mas é preciso diferenciar a imprensa responsável, dos grupos de mensagens onde há a exibição da dor familiar.

O ataque a uma equipe da reportagem da TVCI escancara o perigo, mas também evidencia a importância do jornalismo baseado na ética.

Nossos Programas