Guarda Civil Municipal promete efetivo maior nos últimos dias do ano
Por Michel Moreira
Na manhã desta quinta-feira (10), a Guarda Civil Municipal de Paranaguá realizou o lançamento da Operação Novo Natal, que consiste em um patrulhamento mais efetivo no centro da cidade, visto que nos últimos dias do ano o comércio poderá funcionar até as 23h.
Segundo o Secretário Municipal de Segurança, João Carlos Silva, a Operação Novo Natal vai requerer da GCM mais do que os cuidados na segurança, mas também no cumprimento do decreto vigente em relação aos cuidados na propagação da covid-19. “É preciso que a população tenha consciência das medidas que devem ser tomadas e a GCM estará nas ruas fazendo com que o decreto seja cumprido”, explica.
A operação não focará apenas no centro da cidade neste período de compras, segundo o secretário, todos os bairros da cidade receberão o patrulhamento da Guarda Civil Municipal. “Nós iniciamos a operação hoje aqui na Praça Mário Roque, e o policiamento será estendido para toda a cidade, desde centro até os bairros. Nós teremos uma equipe da ROMU na área central e todas as outras equipes serão direcionadas para os bairros”, conta.
Durante a Operação, abordagens poderão acontecer com maior frequência, pois diversas equipes estarão em campo analisando tudo o que pode se configurar como ameaça para lojistas e clientes. Segundo a Comandante Geral da GCM, Márcia Garcia, ao ser abordado pelas equipes, a pessoa deve agir com calma e obediência. “A abordagem é algo comum. Ao ser abordado, obedeça, deixe que o GCM faça a revista. Infelizmente ao olhar nós não sabemos quem é uma ameça ou não”, salienta.
O nome da Operação vem de encontro com nova medida a ser imposta pela GCM, onde neste momento colocará mais equipes nas ruas, em escalas diferenciadas. Algo que nunca antes foi visto na área de segurança pública na cidade de Paranaguá.