O último episódio da série de reportagens ‘O Preço da Inocência’, produzido com exclusividade pela TVCI, mostra o índice de crimes sexuais contra crianças e adolescentes na cidade de Paranaguá a partir de dados levantados pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes. A reportagem detalhou também como identificar e denunciar os crimes de abuso sexual, estupro de vulnerável, aliciamento e outros tipos de violência que atingem a população infantojuvenil.
Conforme o levantamento da Polícia Civil, em 2024 cerca de 76 casos de violência sexual com menores de 18 anos foram investigados pelas equipes policiais do NUCRIA. Já no ano de 2025, em apenas quatro meses, 17 inquéritos foram instaurados. Ainda conforme os dados fornecidos, o maior índice do crime foi registrado em 2019 com 83 casos.

Arte: TVCI
As pessoas que identificarem crimes de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes devem denúncia no disque 100 ou no 197 da Polícia Militar.
“O que a gente tem que ressaltar também, de acordo com o código penal, adolescentes com 14 anos incompletos, ou seja, de 13 anos 11 meses e 29 dias pra baixo, não podem realizar prática sexual mesmo de forma consentida. Caso isso ocorra, o agente que praticou o ato sexual responde por estupro de vulnerável”, explicou Rômulo, agente de Polícia Judiciária.
Confira a reportagem completa: