×

19 pessoas morrem em acidente de ônibus na BR-376 em Guaratuba

O ônibus saiu da cidade de Ananindeua (PA) e seguia destino a Balneário Camboriú (SC) Um acidente envolvendo um ônibus na BR-376, em Guaratuba, deixou 19 mortos na manhã desta segunda-feira (25), de acordo com as equipes do Corpo de Bombeiros e do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas). Segundo informações, o motorista […]

O ônibus saiu da cidade de Ananindeua (PA) e seguia destino a Balneário Camboriú (SC)

Um acidente envolvendo um ônibus na BR-376, em Guaratuba, deixou 19 mortos na manhã desta segunda-feira (25), de acordo com as equipes do Corpo de Bombeiros e do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas).

Segundo informações, o motorista perdeu o controle do ônibus que ultrapassou a mureta de contenção, vindo a capotar no acostamento. O acidente aconteceu no quilômetro 668 + 10 da BR-376, sentido sul.

O acidente ocorreu por volta das 8h30 na região conhecida como Curva da Santa. Além dos 19 óbitos confirmados, houve o registro de 7 vítimas graves, 6 vítimas moderadas e 20 vítimas leves. Segundo o Corpo de Bombeiros todas as vítimas já foram encaminhadas a hospitais da região. Sendo as mais graves encaminhadas para o Hospital Cajuru (Curitiba) e Hospital São José (em Joinville-SC). Vítimas leves e moderadas foram encaminhadas para hospitais em Guaratuba, Paranaguá (PR) e para Garuva e Joinville (SC).

Acidente com ônibus na BR-376, em Guaratuba. Foto: Juliano Neitzke

A faixa central e a faixa da direita da BR-376 estão interditados no km 668, em Guaratuba sentido Santa Catarina. Segundo a Artemis Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, no começo da tarde desta segunda-feira (25) era registrado 22 quilômetros de retenção.

Local na BR-376 onde aconteceu o acidente. Foto: Kevin Capobianco

O acidente

De acordo com as informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o ônibus saiu sozinho da pista sem ter chocado com outro veículo. As imagens mostram que antes de cair na ribanceira o ônibus bateu na contenção por alguns metros, vindo a cair logo em seguida.

Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), não chovia no local no momento do acidente, e que uma possível falha mecânica pode ser a causa do acidente.

Trabalho de resgate

Atuando no local do acidente caminhões de combate a incêndio e resgate do Corpo de Bombeiros do Paraná, ambulâncias do Corpo de Bombeiros, viaturas de busca e salvamento, duas aeronaves do BPMOA, PRF, aeronaves águia de Santa Catarina e viaturas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Acidente com ônibus na BR-376, em Guaratuba. Foto: Juliano Neitzke

O Corpo de Bombeiros trabalha com o número de 52 passageiros mais 2 motoristas, já a PRF divulgou que o ônibus levava 53 passageiros além dos 2 motoristas.

Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros há crianças entre as vítimas fatais.

A empresa se pronuncia

Segundo a TC Pires da Cruz o ônibus foi fretado por terceiro. A empresa anunciou que um representante iria até o local do acidente para prestar auxílio ás vítimas e garantir um meio de comunicação entre os familiares.

“A TC Pires da Cruz informa que prestará todo apoio necessário às vítimas e familiares e não medirá esforços para amenizar a dor de cada um dos paraenses envolvidos no acidente, assim como a dos seus entes queridos, neste momento tão difícil para todos”, disse a empresa.

Um dos motoristas sobreviveu

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um dos motoristas que estava no ônibus não sofreu nenhum ferimento e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Guaratuba para prestar os esclarecimentos a respeito do acidente.

“O motorista de 68 anos saiu ileso e foi encaminhado a Delegacia de Guaratuba para ser ouvido pelo delegado responsável pela investigação”, disse Andressa Mariotto do Núcleo de Comunicação da PRF no Paraná.

Motorista fala em falha mecânica

Segundo o depoimento do motorista ao delegado de plantão da Operação Verão, Cristiano Quintas, ele havia percebeu que havia um problema no freio do ônibus na descida da serra. Segundo ele o problema foi percebido somente após a área de escape, cerca de 1 quilômetro antes do local do acidente.

Ainda segundo o motorista, ele foi contratado pela TC Turismo, empresa com sede na cidade de Ananindeua, no Pará. Outro motorista contratado descansava no momento do acidente.

De acordo com informações recolhidas do depoimento do motorista, o ônibus foi contratado para turismo, mas deixaria os passageiros em locais distintos. Alguns passageiros ficaram em Curitiba e outros iriam para Florianópolis e Balneário Camboriú.

Vítimas identificadas estão em Garuva (SC)

No começo da tarde desta segunda-feira (25), a prefeitura da cidade de Garuva (SC) divulgou em sua página no Facebook o nome de duas vítimas que estão internadas em hospitais da cidade.

– Patrícia Macedo dos Santos, de Curuça, Pará
– Silas Gomes de Brito, de Augusto Corrêa, Pará

Segundo a prefeitura de Garuva, ambos os pacientes estão bem e se encontram na Secretaria de Assistência Social do município, junto com mais sete pessoas, que já conseguiram contato com seus familiares e não autorizaram a divulgação se seus nomes.

Governador do Pará se solidariza com as vítimas

Cerca de duas horas após o acidente, o governador do Pará, Helder Barbalho usou a sua conta no Twitter para se pronunciar a respeito do acidente.

“É com muita tristeza que recebi a notícia do grave acidente, em Guaratuba, no litoral do Paraná, envolvendo um ônibus de turismo de Belém. Imediatamente, pedi para o secretário de segurança do Estado entrar em contato com os responsáveis pelo resgate, no local do acidente, para identificar as vítimas e prestar o apoio necessário. Meus sentimentos aos que perderam familiares nesse terrível incidente. O Governo irá acompanhar para dar o suporte necessário”, disse.

Assista a cobertura do acidente

O programa Voz do Litoral desta segunda-feira (25) dedicou grande espaço para a cobertura do acidente na BR-376. Clique no player abaixo para acompanhar o programa na íntegra.

Nossos Programas