Na manhã desta sexta-feira (10), foi deflagrada pela Polícia Militar, através do Centro de Inteligência, a Operação Alcântara em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Penal, com apoio operacional do BOPE e BPChoque, com o objetivo principal em desarticulação de Organizações Criminosas atuantes no litoral.
Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão, de pessoas envolvidas em facções criminosas que desarticulavam o tráfico de drogas e homicídios no litoral do Paraná. A ação resultou em 26 mandados de prisão, 30 mandados de buscas e apreensão, bloqueio de 15 contas bancárias, apreensão de drogas, armas e munições.
Destes mandados de prisões e buscas e apreensão, 12 já estavam no sistema penitenciário e, mesmo já presos, atuavam ativamente nos crimes na região do litoral. A operação também ocorreu simultaneamente em seis presídios estaduais, na cidade de Toledo, Londrina, Peabiru, Apucarana e Jaguapitã. Também fora autuados três alvos na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, Campo Magro e Fazendo Rio Grande.
Foram apreendidos uma pistola Glock de 9mm e 30 envólucros de maconha, pronta para venda.
A operação organizada pelas equipes policiais também tem como objetivo tentar amenizar as ações criminosas e tranquilizar os veranistas durante a temporada de verão.