A profissão policial militar desperta a curiosidade das crianças que sonham em um dia envergar a farda para defender a sociedade. Esse é o objetivo da pequena Laura Vaz Azevedo Andrade, de 7 anos, que no dia do seu aniversário, neste domingo (03/01), recebeu em sua casa a visita de uma equipe de policiais da Subárea de Pontal do Paraná do Verão Consciente 2020/2021.
A família da menina, que é de Pinhais (PR) e está no Litoral neste começo de ano, ciente da admiração dela pela Polícia Militar, procurou a Corporação e contou que seu aniversário seria no domingo, e com a presença dos policiais militares a data seria mais especial para Laura. A preocupação do comando da Subárea foi de responder com carinho e gratidão ao desejo da família e, por isso, uma equipe foi enviada para atender o pedido.
O sargento Diorgenes Roque Dias e a cabo Silvia Caumo prepararam a viatura e foram até a casa da família, no balneário de Shangrilá, e quando ela viu a chegada da equipe, a surpresa causou muita emoção a todos os familiares. Nos primeiros minutos Laura ainda ficou sem acreditar no que estava acontecendo, mas depois se soltou e não desgrudou dos policiais militares. “Gostei muito da visita, nunca tinha entrado numa viatura, eu gostei muito e sempre gostei da Polícia e estou muito feliz por terem vindo na minha casa”, disse a menina.
Para a mãe da aniversariante, Scharianni Vaz Azevedo, receber os policiais militares em sua casa foi muito marcante. “Fiquei muito feliz porque ela é muito apaixonada pela Polícia Militar e quando vê alguma viatura ela acena, interage com os policiais militares e quer muito ser policial. Estou muito agradecida com essa visita. Quando me ligaram e confirmaram que viriam até a nossa casa fiquei muito ansiosa”, disse.
Para o sargento Diorgenes, receber o carinho de uma criança não tem preço. “As crianças sempre acolhem bem nossos policiais e isso é gratificante para nossa profissão, além de que a aproximação com a comunidade fortalece nossa instituição”, afirmou.
A cabo Silvia é do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e faz parte do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Ela destaca que é com ensinamentos às crianças que a Polícia Militar busca a prevenção aos crimes a médio e longo prazo. “Nosso trabalho é na sala de aula e desenvolvemos uma metodologia para ensinar a criança a tomar a melhor decisão, de ficar longe das drogas e da violência”, explicou.
Os policiais militares participaram do tradicional “parabéns pra você”, tiraram muitas fotos e conversaram com a Laura. Ela aproveitou e conheceu o interior da viatura, deu algumas voltas nela com a equipe policial e fez diversas fotos para marcar o momento.
Fonte: PMPR
Marcia Santos