Nesta segunda-feira (27) dando prosseguimento a Operação Ágata, foram apreendidos 30,5 kg de pasta base de cocaína, no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A droga estava escondida em uma unidade refrigerada que passou pela República Dominicana e pela Espanha antes de chegar ao porto paranaense.
De acordo com às forças de segurança, a hipótese é de que a droga tenha sido inserida no motor refrigerado em algum país produtor e por algum motivo não pôde ser retirada pelos traficantes espanhóis. Sendo assim, o contêiner seguiu sua viagem e a droga não foi descoberta, sendo interceptada somente no Brasil, através do escâner da Receita Federal do Brasil. Um helicóptero da Receita Federal transportou o produto apreendido para a sede da Polícia Federal em Curitiba. As informações do caso foram repassadas autoridades policiais estrangeiras para coibir o tráfico internacional de drogas.
Ao todo 137,5 kg da droga já foram apreendidos pela Receita Federal em Paranaguá. No ano passado foram apreendidos pouco mais de uma tonelada de entorpecentes no complexo portuário.
Operação Ágata
A operação visa coibir os ilícitos transfronteiriços e ambientais por meio de operações interagências, está sendo realizada presentemente no litoral do Paraná sob coordenação da MB, incluindo a participação da PF, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, da Polícia Militar do Paraná e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A embarcação tinha como destino um porto europeu. Atuaram em conjunto as policias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Guarda Portuária além da Polícia Federal e Receita Federal.