×

População deve ficar atenta ao golpe do falso aluguel no Litoral durante Carnaval

Neste golpe criminosos anunciam imóveis inexistentes ou que não estão disponíveis para locação e solicitam pagamentos antecipados para “garantir” a reserva. Em muitos casos, a fraude só é percebida quando o locatário chega ao local e constata que o imóvel não existe ou não está para alugar, gerando prejuízo financeiro, transtornos e frustração.
Foto: Felipe Henschel/AEN

Com a chegada do Carnaval, a procura por casas e apartamentos no Litoral do estado aumenta e golpes são realizados por criminosos. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça o alerta à população sobre o golpe do falso aluguel, prática criminosa que costuma se intensificar em períodos de alta demanda turística.

A orientação é redobrar a atenção ao negociar a locação de imóveis, especialmente em ofertas com valores muito abaixo do praticado no mercado. Neste golpe criminosos anunciam imóveis inexistentes ou que não estão disponíveis para locação e solicitam pagamentos antecipados para “garantir” a reserva. Em muitos casos, a fraude só é percebida quando o locatário chega ao local e constata que o imóvel não existe ou não está para alugar, gerando prejuízo financeiro, transtornos e frustração.

Para se proteger desse golpe, uma das recomendações das autoridades é visitar o imóvel antes de fechar negócio ou realizar qualquer pagamento. Importante também verificar avaliações em sites de hospedagem e buscar referências de pessoas que já tenham utilizado o imóvel.

Vale priorizar a locação por meio de imobiliárias confiáveis. Além disto, outra orientação é desconfiar de exigências de pagamento antecipado sem garantias formais, como contrato ou possibilidade de restituição do valor.

Caso tenha sofrido com o golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência o quanto antes, seja presencialmente na unidade policial mais próxima ou de forma online, por meio do site da PCPR, o que agiliza o atendimento. No momento do registro, é fundamental anexar provas, como capturas de tela de conversas, anúncios, comprovantes de pagamento, chaves Pix, CPF ou e-mails utilizados pelos criminosos. Essas informações são essenciais para o avanço das investigações.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página