Cerca de 220 kg de pasta base de cocaína foram encontrados em uma carga de madeira
A Alfândega da Receita Federal em Paranaguá realizou hoje (12/02) a primeira apreensão de cocaína no ano, após o scanner instalado no porto detectar anomalias nas imagens da carga de madeira que tinha como destino final a Bélgica. Ao abrirem o contêiner, foram encontradas malas com cerca de 220 kg de pasta base de cocaína.
Foi constatado que os contrabandistas violaram um contêiner com carga lícita para introduzir a droga sem o conhecimento do exportador, utilizando o método conhecido como rip-on/rip-off. No ano passado, a Receita Federal apreendeu mais de sete toneladas de cocaína utilizando imagens de scanner, gerenciamento de risco e troca de informações com outros órgãos de segurança no Brasil e no exterior.
A cocaína será encaminhada para a Polícia Federal, que dará início às investigações para encontrar os responsáveis pelo envio. A cooperação entre os órgãos após apreensões realizadas pela Receita Federal em Paranaguá já resultou em diversas ações de sucesso, como a Operação Enterprise, que desarticulou uma quadrilha que tentou enviar mais de 50 toneladas de cocaína para o exterior, com a prisão de mais de 30 pessoas e a apreensão de cerca de R$ 500 milhões em bens.
*informações da RFB