Alep aprova em 1ª turno projeto de lei que derruba a obrigatoriedade de máscaras no Paraná

Líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), diz que Governo espera que a tramitação da matéria seja rápida e que a flexibilização saia já nesta semana. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno com 45 votos a favor e 6 contrários. A segunda votação do projeto está marcada para amanhã, quarta-feira (16). O […]

Líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), diz que Governo espera que a tramitação da matéria seja rápida e que a flexibilização saia já nesta semana. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno com 45 votos a favor e 6 contrários. A segunda votação do projeto está marcada para amanhã, quarta-feira (16).

O projeto de lei, enviado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa (Alep), para flexibilizar o uso de máscaras no Paraná foi aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (15). A proposta foi protocolada próximo do fim da sessão da última quarta-feira, dia 9. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovou de maneira rápida e unânime por 13 deputados, porém o projeto não trâmita em carater de urgência. Durante a reunião da CCJ, Hussein Bakri afirmou que o Poder Executivo espera que o projeto tramite de maneira célere. Na comissão de saúde a proposta foi aprovada em apenas 10 minutos contanto apenas com um voto contrário do deputado Arilson Chiorato (PT).

Serão apresentas pela oposição, nesta quarta-feira (16), emendas à proposta. Se realmente houver emendas, a proposta deve voltar para a CCJ na segunda-feira (21) e é enviada novamente para apreciação do plenário. A obrigação do uso de máscaras foi aprovada no dia 28 de abril de 2020, consequência do alto número de mortes causadas pela Covid-19.

Diante do avanço da vacinação e da estabilidade do número de casos do coronavírus no Paraná, alguns municípios como Imbituva, Assis Chateaubrian, Laranjeiras do Sul, Irati e Inácio Martins já flexibilizaram o uso das máscaras.

por Kevin Capobianco

Nossos Programas