Durante a manhã desta segunda-feira (02), Paranaguá contou com a presença da Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que assinou a implantação de um Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes vítimas de Violência.
O objetivo deste projeto é integrar um sistema que possa fazer a proteção de crianças e jovens que sofrem abusos durante a infância e adolescência em Paranaguá. O prédio onde será o Centro de Atendimento, deverá ser reformado para receber as instalações em breve e ficará localizado na Avenida Coronel Santa Rita.
Também estiveram presentes na cerimônia, representantes dos poderes legislativos e executivo do estado, como o Prefeito Marcelo Roque, o Vice-governador Darci Piana e a Secretária de Assistência Social de Paranaguá, Gisele Cristina da Silva.
Parceria importante com o Governo Federal e também com o Governo do Estado. Este Centro de Atendimento Integrado vai abrigar Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Nucria, parte judicial e também Ministério Público. Vão atender em um local só, dando mais tranquilidade para as crianças que passaram pelo abuso e pela violência. – Marcelo Roque, Prefeito de Paranaguá.
A Ministra Damares ainda afirmou que a pasta a qual faz parte, tem realizado ações para melhorar o atendimento para esse tipo de situação, que tem prejudicado vida de jovens e crianças e que esse projeto instalado em Paranaguá, será o primeiro no Brasil.
Não podia ser a melhor cidade do mundo pra gente começar esse projeto, que aqui. E eu nasci aqui e quando a gente começou a elaborar o Centro Integrado, eu não sabia que Paranaguá já tinha pedido, foi uma coincidência. Eu estou muito feliz. – Damares Alves – Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
A Ministra afirmou ainda, que o Governo Federal irá implementar nos próximos dias, o aplicativo Disque 100 para crianças. Tecnologia que irá auxiliar as crianças e jovens a denunciar abusos e violência, que na maioria das vezes, envolvem pessoas da família ou amigos próximos.